Para amenizar a ansiedade pela estreia das Sereias, veja as principais novidades da equipe para temporada 2024
As sereias da Vila se reapresentaram no último mês para o início da pré-temporada 2024. O time Alvinegro, que este ano disputará a Libertadores, Campeonato Brasileiro e Paulistão, passou por uma grande reformulação.
A primeira novidade fora dos gramados no Santos foi o anúncio da nova coordenadora, Thaís Picarte, que anteriormente defendeu o time em 2017 e 2018. Thaís atuará junto ao diretor de futebol Cássio Richter e a equipe seguirá sob o comando do técnico Bruno Silva.
Quanto ao elenco, o Peixe apresentou 15 reforços para temporada. São elas: as goleiras Kely Chiavaro e Karen Hipolito; as zagueiras Cida, Janaína e Narváez; as laterais Carol Lara, Dani Silva, Lívia Mathias, Nicole Charcopa e Leidiane; as meio-campistas Larissa Vasconcelos, Maria Alves e Suzane Pires; e as atacantes Carol Baiana e Mili Menéndez. Em resumo, os contratos das atletas variam entre um e dois anos, exceto o da atacante Mili, que chega do Racing Clube por empréstimo até o final da temporada, com opção de compra.
Em contrapartida, o time Alvinegro teve as saídas de 14 atletas em relação ao elenco do ano passado: Camila Rodrigues, Jully, Anna Bia (goleiras); Kaka, Tayla (zagueiras), Bia Menezes, Gi Fernandes (laterais), Brena (volante), Vitória Yaya (meia-atacante), Cristiane, Jane, Taina Maranhão, Jourdan e Fabi Simões (atacantes).
Por fim, as atletas Ana Carla, Camila Martins, Reina e Thaisinha renovaram com o Peixe por um ano, enquanto a maior artilheira das Sereias, Ketlen, renovou por mais dois.
EM TRATAMENTO
A preocupação do clube é em relação à Carol Lara, a lateral sofreu uma lesão de ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho direito em um jogo-treino. O problema ocorreu três semanas após ser anunciada e o período para recuperação é de seis a nove meses.
CHEGADA E SAÍDA DE ATLETAS
Como mencionado, o time está passando por uma reformulação visando principalmente a Libertadores, ao qual volta a disputar após última participação em 2018, onde foi vice-campeã em duelo contra o Atlético Huila.
Em relação as saídas, podemos destacar a atacante Cristiane, que tinha contrato até o final do ano, chegando à rescisão de forma amigável entre as partes. Pelo Alvinegro, nessa última passagem desde 2020, balançou as redes 64 vezes em 97 jogos. Mas a história de Cris nas Sereias da Vila iniciou bem antes, chegando ao time em 2009, esteve presente no time estrelado ao lado da rainha Marta, onde conquistaram a Libertadores da primeira edição. Assim, repetiram o feito no ano seguinte e o Santos tornou o primeiro time bicampeão. Além disso, foi bicampeã da copa do Brasil em 2010 e Paulistão 2020.
Em resumo, a atacante consagrou seu nome no Santos tornando a segunda maior artilheira da história do time feminino. Nas três passagens pelo Peixão foram 140 gols marcados. É inegável que a atleta foi importante para o Santos, contribuiu para conquista de títulos em todo o período que esteve no elenco, mas devido à renovação da equipe, tendo um dos salários mais alto, teve encerrado seu capítulo com o Alvinegro Praiano.
Por outro lado, o Santos trouxe grandes atletas que podem ser fundamentais para temporada. Algumas delas já passaram pelo time e estiveram presentes no título do bicampeonato da Libertadores 2010, por exemplo, Janaína e Dani Silva. Outro reforço que levantou taça no time das Sereias foi a meio-campista Mariazinha, campeã do Brasileirão e Paulista em 2018. Destaque também para argentina Mili, que participou da copa do Mundo Feminina 2019 e pode ser um grande reforço jogando ao lado da artilheira Ketlen.
MAIOR ARTILHEIRA PÓS ERA PELÉ
Ketlen Wiggers renovou por mais dois anos com o Santos. A atacante revelada na base das Sereias da Vila é uma das apostas do time para buscar o Tri da Libertadores. Maior artilheira do Santos pós Era Pelé, com o maior número de jogos, 334 partidas, balançando as redes em 192 vezes.
A bagagem da Sereia no time Alvinegro é de grande consagração, em toda sua história no Santos foram: Paulista 2007,2010 e 2018, Libertadores 2009, Campeonato brasileiro de 2017, Copa do Brasil 2008 e 2009, Liga Paulista 2009, Torneio Internacional de Clubes 2011 e Copa Paulista 2020. Curiosamente, Ketlen é a única atleta feminina que tem sua imagem no muro do CT Rei Pelé.
O QUE ESPERAR DA TEMPORADA
Em suma, o Santos está passando por uma restruturação geral, o que afetou na reconstrução das Sereias da Vila. Assim, se espera uma boa temporada com todos os reforços e que o time possa levantar taça dentre as três competições que disputará. A saber, como o elenco se comportará com o início da temporada previsto para março.
Por Paula Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.