EM CONFRONTO DIRETO, BOTAFOGO PERDE VAGA DO G4 PARA O VASCO


Em véspera de pré-Libertadores, Botafogo perde clássico da amizade no Estádio Nilton Santos

O Vasco superou o Botafogo por 4 a 2, no chamado “clássico da amizade”, disputado na tarde deste domingo (18), no Estádio Nilton Santos. A partida, que foi válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca era de extrema importância para a permanência do Botafogo no G4.

Foto: Matheus Lima

SOBRE A PARTIDA

O Botafogo, ao contrário do que era imaginado, não entrou em campo com um time reserva ou misto e sim com força máxima para o clássico. O jogo iniciou com o Glorioso dominando muito bem as ações, controlando o meio-campo e criando as melhores oportunidades. Conseguiu chegar ao gol logo aos 2 minutos de jogo, porém, o lance foi invalidado por impedimento suspeito com auxílio do VAR.

O Alvinegro continuou tendo as melhores chances e domínio da partida, até que chegou ao gol aos 20 minutos, após uma bela tabela de Eduardo com Tiquinho Soares. O atacante fez um belo pivô e devolveu a bola na medida para que Eduardo fizesse um golaço em um chute colocado de fora da área que foi parar na gaveta.

Ainda no primeiro tempo, mesmo o Glorioso sendo superior ao Vasco, o Cruz-Maltino encontrou um erro na defesa do seu adversário e conseguiu chegar ao empate com gol de Galdames.

SEGUNDO TEMPO DE VIRADA DO VASCO

Já no segundo tempo, a sensação é de que somente a equipe do Vasco voltou ao campo. Se por um lado, na primeira etapa o Botafogo foi superior, na segunda ele simplesmente se apagou, sofrendo um gol com menos de 40 segundos de jogo.

A equipe do Glorioso mais uma vez demonstrou uma falta de equilíbrio emocional ao sofrer gols. Além de não conseguir demonstrar nenhum tipo de reação para voltar ao jogo e continuar apresentando um bom futebol, se mostrou frágil e abalado.

Com o time já desestruturado, o Botafogo vê o placar se tornando uma goleada e consegue descontar apenas no fim do jogo com o golaço de bicicleta do Eduardo. Dando números finais ao jogo, 4 a 2 para o Vasco.

POLÊMICA (CHAMA A POLÍCIA): ASSALTO NO NILTÃO

Victor Sá sofreu um carrinho violento do lateral direito Paulo Henrique, em que o jogador recebeu apenas cartão amarelo, o que foi muito questionado e debatido pela intensidade da falta. Inclusive o comentarista de arbitragem do SporTV, Paulo César de Oliveira, se mostrou contrário à decisão do juiz.

– Gostaria de chamar atenção de onde o Paulo Henrique salta para disputar a bola e a posição da bola. Victor Sá está se preparando, chamo atenção para a ação do Paulo Henrique, de como se projeta, é difícil ter controle do movimento e da intensidade. Vai com força, atinge por trás, não toca na bola. É jogo brusco grave. Utiliza força excessiva e corre risco de lesionar o adversário. Na minha avaliação, é entrada para cartão vermelho, pela força empregada. O VAR deveria ter interferido para revisão e mudança de decisão – criticou PC Oliveira, no “Troca de Passes”, do SporTV.

Esse lance foi ainda mais relevante para a história da partida, pois logo após, o mesmo Paulo Henrique acabaria sofrendo um pênalti que ampliaria a vantagem no placar para o Vasco. O pênalti, que inclusive também foi bastante contestado, pois na dividida, o contato entre os atletas se inicia fora da área e acaba dentro dela, deixando a dúvida se no lance deveria ser marcada a falta ou a penalidade.

SUPERSTIÇÃO?

O Botafogo entrou em campo vestindo a camisa número 4, que teve sua estreia contra o Athletico Paranaense, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, ao invés de entrar em campo com a camisa clássica. Essa escolha gerou muitas críticas por parte dos torcedores por remeter a memória de muitos ao jogo que se deu ano passado e ficou conhecido como jogo do apagão, no qual a partida acabou não sendo concluída por uma sequência de falta de luz no estádio.

Foto: Twitter / Reprodução

Essa camisa, segundo torcedores, parece carregar uma energia negativa desde aquela data, e hoje o Botafogo parece que mais uma vez apagou ao utilizá-la.

CENÁRIO COMPLICADO NO CARIOCA

Com a derrota no clássico, o Glorioso foi ultrapassado pelo Vasco, ficando de fora da zona de classificação para as semifinais do torneio. O Botafogo ainda encontra uma tabela mais complicada que a do rival, pois terá um confronto contra o Audax e na última rodada enfrentará o Fluminense no Estádio do Maracanã.

PRÓXIMA PARTIDA

O Glorioso joga na próxima quarta-feira (21), contra o Aurora, no Estádio Félix Capriles, na Bolívia, jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores, às 21h30.

Por Rafaela Esteves

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se