Pela primeira, e talvez única, vez do ano, Athletico e Coritiba se encontram valendo liderança do Estadual
Athletiba número 357, o Athletiba do centenário.
O centenário do maior clássico de Curitiba é comemorado em 2024. Neste domingo (18), em um ambiente repleto de rivalidade e paixão, Athletico e Coritiba disputam a liderança do Campeonato Paranaense, em jogo válido pela 10ª rodada da competição. O aguardado clássico acontecerá às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Major Antônio Couto Pereira.
No dia 20 de abril de 1924, ocorreu o primeiro embate entre os times rivais. No Torneio Início, uma competição de um dia, o Athletico superou o Coritiba, pelo placar de 2×0. Porém, há controvérsias quanto à validade deste confronto, uma vez que em 8 de julho do mesmo ano, os clubes se enfrentaram pelo Campeonato Paranaense e o Athletico saiu derrotado.
Após um século de história, o clássico acumula 356 partidas oficiais, somando 392 jogos incluindo amistosos. Nesta conta, em jogos oficiais são 137 vitórias do Coritiba, contra 115 triunfos do Athletico e 104 empates. Considerando também os amistosos, são 149 vitórias do Coritiba, 126 do Athletico e 117 empates.
Apesar dos números ficarem a favor do time Alviverde, na última década o Furacão tem feito jus ao nome. Em 35 jogos, 15 vitórias são do Rubro-negro e 12 do Verdão, além de 8 são empates.
O clássico deste domingo (18), pode ser o único no ano do centenário do Athletico e do confronto. A possibilidade de outro Atletiba só ocorreria se os times se enfrentassem na fase final do Ruralzão ou em um possível embate pela Copa do Brasil. No Brasileirão, o Furacão disputa a Série A, sendo o único representante do estado, e o Coritiba está na Série B.
Falando na partida
O Furacão chega para a partida após um doloroso empate, em casa, contra o Operário, por 0 a 0. O Coxa também vem de empate em casa, mas nesse caso, caloroso. A partida foi contra o Maringá e o placar foi de 2×2. O Alviverde é vice-líder do campeonato com 20 pontos, um atrás do Rubro-negro.
Na lista de relacionados pelo professor Osório, estão 20 atletas, dentre eles, apenas 5 estrangeiros, de acordo com o regulamento do Paranaense. Ficaram de fora da lista: Leo Godoy, Esquivel, Arriagada e Lucas Di Yorio. Os gringos relacionados são Canobbio, Cuello, Mateo Gamarra, Mastriani e Zapelli.
As novidades no time para essa partida são Gamarra, Pablo, Julimar e o goleiro Mycael, que ficaram de fora na última rodada. O desfalque Rubro-negro fica por conta do lateral Madson, que está suspenso após receber o terceiro amarelo na partida anterior.
Escalação Athletico
Visto que as escalações do técnico Osório são sempre improváveis, não há provável Furacão, apenas o Furacão ideal com: Bento no gol; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Mateo Gamarra; Cuello, Fernandinho, Erick, Vinicius Kauê (Felipinho) e Canobbio; Pablo e Mastriani no ataque.
Técnico: Juan Pablo Osório
Escalação Coritiba
A provável escalação do verdão tem Pedro Morisco no gol; Natanael (Vini Paulista), Marcelo Benevenuto, Maurício Antônio e Jamerson; Fransérgio e Geovane Meurer no meio; Robson, Matheus Bianqui, Frizzo e Figueiredo no ataque.
Técnico: Guto Ferreira
Arbitragem
Quem apita o jogo é o árbitro Lucas Paulo Torezin, segundo a jornalista Monique Vilela, “um dos melhores árbitros do quadro paranaense”.
Transmissão
Você acompanha esse e todos os jogos do Campeonato Paranaense – dentro e fora de casa – na Rede Furacão, Streaming do Athletico. A partida também terá transmissão na TV Paraná Turismo, pelo YouTube e canais da NSports e na TV Coxa Prime, streaming do Coritiba.
Vamos Rubro-negro com garra e com raça. Por mais essa taça!
Por Bruna Dias
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.