Barcelona tropeça feio em duelo com o Villarreal
No primeiro jogo da temporada de 2024 diante da sua torcida, o Barcelona foi massacrado pelo Villarreal. O duelo foi válido pelo Campeonato Espanhol, neste sábado (27), e o Barça perdeu por 5 a 3, no Estádio Olímpico Lluís Companys. O revés intensificou o climão que ronda o clube.
A derrota fez o Barça permanecer na 3ª posição com 44 pontos, mas com a possibilidade do Atlético de Madrid ultrapassá-lo. Apesar da vitória, o Villarreal continua na 14ª colocação com 23 pontos.
Foi um espetáculo de muitas reviravoltas. No jogo, o Barça tentou ser mais assertivo no começo do primeiro tempo. Assim, teve a chance de marcar pela primeira vez, aos 7’, com um chute de fora da área de Lamine Yamal, mas o goleiro Jorgensen fez grande defesa.
Em seguida, João Félix teve uma grande oportunidade de marcar um golaço em um chute no ângulo, aos 15’, porém novamente Jorgensen foi buscar a bola com as pontas dos dedos. Com inúmeras tentativas sem êxito dos Culés, o Villarreal entrou no jogo e marcou, aos 41’. No lance, Sorloth mandou para área e Moreno finalizou para o fundo do gol.
Com a atuação fraca e menos ofensiva, o técnico Xavi Hernádez realizou três alterações no segundo tempo. Entraram Pau Cubarsí, Pedri e Cancelo nos lugares de Christensen, Oriol Romeu Vidal e Hector. Mesmo com as mudanças, o Barcelona vacilou aos 54’, depois de um chutão do goleiro e a falha grotesca de Cancelo. Assim, a bola sobrou limpinha para Akhormach marcar o segundo do Villarreal.
Com a situação já bem drástica, os culés foram para cima do adversário. Lewandowski, com um leve toque, ajeitou para Gündogan, que bateu com maestria no canto direito do goleiro, diminuindo a vantagem. Com esse novo gás, o Barça reagiu, empatou aos 68’ com Pedri e deixou a torcida enlouquecida. Diante do bom momento, o Barça foi superior e buscou a virada com gol contra de Bailly, aos 71’.
Após achar que estava com o jogo na mão, o time catalão diminuiu o ritmo e tentou segurar o placar. No entanto, aos 84’, Guedes deixou tudo igual para o Submarino Amarelo. Em desespero, o Barça pressionou e conseguiu um pênalti aos 90’, após a bola bater no braço de Comesaãn, mas para a infelicidade do Barcelona, o VAR invalidou a marcação. Aos 90+9, a defesa vacilou e Sorloth marcou o quarto do Villarreal e em menos de 4 minutos, Morales anotou o 5º para fechar o placar.
Com mais uma derrota impiedosa, o técnico Xavi Hernández anunciou sua saída ao final da temporada 23/24:
“Quero anunciar que em 30 de junho eu não continuarei mais como treinador do Barça. Acho que a situação precisa mudar de curso e, como Culés, não posso permitir a situação atual”, disse.
Em algumas de suas falas, Xavi revelou sua insatisfação com o período atual do time e sobre a pressão em relação aos últimos resultados da equipe.
Por Clara Araújo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo