Arsenal reencontra seu ex-técnico e encara Aston Villa em Birmingham
Depois de uma vitória suada e no último minuto contra o Luton Town, os Gunners têm uma pedreira pela frente nesta semana. Neste sábado (9), o Arsenal enfrenta o Aston Villa, no Villa Park, às 14h30 (horário de Brasília). A partida válida pela 16ª rodada da Premier League terá transmissão da ESPN e do streaming Star+.
O canhão londrino reencontra o seu ex-treinador, Unai Emery, num duelo que promete ser um dos mais difíceis até agora para o time do norte de Londres. Apesar de estar em primeiro lugar no torneio, os torcedores estão preocupados com a “pane” da equipe de Arteta no último jogo contra o Luton Town e os 3 gols do adversário, sendo 2 deles com falha direta do goleiro Raya.
Aliás, uma das histórias que está chamando mais atenção que o próprio futebol dos Gunners é a dos goleiros Raya e Ramsdale. Desde a chegada do espanhol, há um grande debate sobre quem deve ser o titular na posição. As inúmeras falhas do Raya nos últimos jogos vem deixando os torcedores enfurecidos e sem compreender a decisão de Arteta em manter o atleta. E para sábado, o que o técnico fará?
Não bastasse o embate dos goleiros e os desfalques que já estão longe do time há algum tempo, como é o caso de Timber e do volante Partey, o lateral-direito Tomiyasu está com uma lesão na panturrilha e ficará fora por algumas semanas.
Quem também não estará disponível, ao menos, na beira do gramado, é Mikel Arteta. O treinador recebeu o terceiro amarelo após comemorar “exacerbadamente” o gol da virada dos Gunners no jogo contra o Luton e está suspenso. Uma baita de uma ausência!
O surpreendente Aston Villa chega com a moral lá em cima, após derrotar o Manchester City, em casa, pelo placar de 1×0. O time comandado por Emery não deixou o adversário respirar e o resultado final ainda foi pouco pelo que os The Lions apresentaram.
Atual terceiro colocado e com 32 pontos, o Villa não sabe o que é perder em casa pela Premier League há 14 jogos. O último time a derrotá-los foi o próprio Arsenal, na temporada 22/23, em uma partida eletrizante que terminou num placar de 2×4. Será que os Gunners repetirão esse feito ou cairão no nó tático de Unai?
Os desfalques confirmados dos donos da casa são Traoere, Buendia e Mings. Além deles, Leon Bailey, um dos principais destaques do jogo contra o City, é dúvida. O atleta sentiu um desconforto na última partida e ainda não há certeza da sua disponibilidade.
Na história do confronto, as equipes se enfrentaram 201 vezes oficialmente e o Arsenal coleciona 87 vitórias, o Villa 69 vitórias, além de 45 empates.
Nas coletivas realizadas nesta sexta-feira (8), Arteta e Emery comentaram sobre o grande desafio que será sábado:
Mikel Arteta: “Taticamente, o Villa está muito bem configurado. Faz duas ou três coisas diferentes, é muito corajoso para jogar na retaguarda. Eles realmente te atacam porque têm jogadores nas entrelinhas que podem surpreender; eles têm jogadores em espaços abertos que estão constantemente ameaçando você.
Mas não só isso, o espírito que criaram, a atmosfera, a intensidade e a crença que tem neste momento de que podem seguir em frente e vencer qualquer um. É um ótimo lugar para ir, um dos meus campos favoritos e um ótimo ambiente para jogar futebol.”
Unai Emery: “Vou analisar muito a fundo como podemos encarar o jogo de amanhã, espero que sejamos melhores nas nossas atuações individuais e coletivas. A forma como terminamos o jogo de quarta-feira foi muito importante porque eles fizeram um esforço incrível, mas muito difícil.
Se você quer jogar neste nível, jogando contra os melhores times do mundo, na Premier League o desafio é muito difícil. Nossa ambição é ter um momento emocionante com nossos torcedores, com os rivais que queremos enfrentar e como podemos enfrentá-los. Amanhã é mais um passo à frente, jogando contra talvez o melhor time desta temporada na Premier League.”
VALE FICAR DE OLHO:
Parece que o contestado Havertz desencantou e finalmente se adaptou aos Gunners. O alemão vem sendo importante no meio-campo nos últimos jogos e vem balançando as redes. Sábado, se depender do jovem, ele apronta mais uma vez.
Watkins é um dos principais nomes do Villa nesta temporada e é um dos caras dos The Villans. Em 15 partidas na Premier League, o atacante já anotou 8 gols e deu 8 assistências. Olho nele sábado, porque ele atormentará a defesa dos visitantes.
FICHA TÉCNICA
Aston Villa x Arsenal
Data e horário: sábado (09/12), às 14h30 (horário de Brasília)
Local: Villa Park
Árbitro: Jarred Gillet
VAR: Michael Salisbury
Transmissão: ESPN e Star+
Provável escalação do Arsenal: Raya; White, Saliba, Magalhães, Zinchenko; Rice, Havertz e Odegaard; Saka, Gabriel Jesus e Martinelli. Técnico: Mikel Arteta
Provável escalação do Aston Villa: Martinez; Konsa, Diego Carlos, Pau Torres, Digne; Diaby, Luiz, Kamara, McGinn; Tielemans; Watkins. Técnico: Unai Emery
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.