Na Neo Química Arena, Tricolor atropela por 5×1 o Corinthians
Em jogo válido pela 35ª rodada do campeonato Brasileiro série A de 2023, o Esquadrão enfrentou o Corinthians, na sexta-feira (24), fora de casa na Neo Química Arena, em São Paulo. Sem tomar conhecimento e sem piedade, o time baiano atropelou os alvinegros por 5 a 1.
O jogo já começou tenso, afinal, a partida era uma disputa direta contra a zona de rebaixamento. O Bahia iniciou a rodada na zona de rebaixamento com 38 pontos e precisava vencer para sair, enquanto que os donos da casa tinham 44 pontos e também necessitavam de um resultado positivo para se afastar da zona da degola.
O inacreditável aconteceu: o Time visitante goleou o Corinthians. O mandante só havia perdido por 5 a 1 uma vez na história de sua arena. Detalhe que o Esquadrão de Aço chegou a marca de maior goleada fora de casa na era dos pontos corridos.
A partida começou corrida para o lado do Bahia. Rogério Ceni armou seu elenco com quatro homens de marcação, contudo com uma “pegada” bem ofensiva, e o resultado surtiu efeito. Com o Corinthians desatento, o Tricolor marcou seu primeiro gol de forma relâmpago, aos 4’ minutos da etapa inicial com Resende, que acertou uma bela cabeçada, no canto direito de Cássio, depois da cobrança de escanteio de Juba no primeiro pau.
O jogo seguiu disputado, com o time visitante atento e com jogadas consistentes. O meio de campo do Tricolor estava bem distribuído, o que facilitou a bola chegar com qualidade em seus homens de frente, que souberam trabalhar e marcar os gols.
O segundo gol do Esquadrão foi marcado aos 16’, em um lance lindo pela esquerda. Cauly dominou a bola com qualidade e bateu fechado, Bahia 2×0.
O primeiro tempo ainda reservava mais um gol para os visitantes. Thaciano, aos 29’, converteu pênalti para os Baianos, após Biel ser pisado na grande área e o VAR acionar o árbitro da partida. Bahia 3×0.
No segundo tempo, o jogo ficou mais igual, contudo, o Tricolor manteve sua consistência e o Corinthians seguiu desatento em vários lances. Após um contra-ataque, o adversário conseguiu marcar com Renato Augusto, depois de uma saída equivocada do lateral baiano. A redonda sobrou para o camisa 8, na entrada da grande área, e sem dó ele mandou um balaço no ângulo esquerdo, diminuindo o placar. Corinthians 1×3 Bahia.
O Tricolor marcou seu 4° gol com Ademir, que recebeu um passe açucarado de Cauly e marcou um belo gol. E para fechar a porteira, aos 85’ Thaciano marcou mais 1 de pênalti, depois que Ademir foi empurrado na grande área por Gil, que a propósito foi também quem pisou em Biel no primeiro pênalti. Fim de papo Bahia 5×1 Corinthians. Ao final houveram algumas invasões e protestos por parte da torcida Corinthiana.
O Bahia no Brasileirão, é o atual 15º colocado com 42 pontos, já o Corinthians segue em 12⁰ com 44 pontos.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.