Bahia está no zona de rebaixamento, faltando quatro jogos para final do campeonato
Em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão, o Bahia enfrentará o Corinthians, nesta sexta-feira (24), às 21h, na Arena Neo Química, São Paulo. A equipe paulista está na 11ª colocação com 44 pontos, já a equipe baiana é a primeira da zona, com 38 pontos.
Se vencer, o Tricolor alcançará 41 pontos e iguala a pontuação dos seus adversários diretos, Vasco e Cruzeiro, mas sairia do Z4 pelo saldo de gols e empurraria o Cruzeiro. A missão não é nada fácil, mas precisamos acreditar até o final, pois só temos esta alternativa.
Preparação
A última vez que o Tricolor entrou em campo foi no dia 12 de novembro e cedeu o empate com o Athletico-PR em casa, se complicando ainda mais na reta final do campeonato. Entre uma rodada e outra, foi uma sequência de treinos intensos para enfrentar o Timão fora de casa.
O técnico Rogério Ceni é contestado pela torcida por armar a equipe em formatos não convencionais, e que não vem demonstrando entrosamento e técnicas efetivas em campo. Assim, tem uma margem muito grande de erros persistentes e falta de finalizações precisas.
Ceni aproveitou esses longos dias para trabalhar jogadas, com foco em cruzamentos e finalizações. Em um treino tático no qual mesclou as equipes, o comandante trabalhou trocas de passes da defesa até o ataque. O foco foi o domínio dos passes dos atletas para evitar erros bobos em campo, ao ponto de dar chances ao adversário como aconteceu em partidas anteriores.
Ainda em solo baiano, o Bahia fez seu último treino na manhã da quarta-feira (22), onde o grupo iniciou o dia com uma atividade na sala de musculação. De acordo com o sócio digital, a equipe seguiu para o campo 2 do CT Evaristo de Macedo e a comissão técnica dividiu o elenco em quatro times. Duas equipes se enfrentavam dentro de um espaço pré-determinado, com regras e a utilização de seis traves pequenas.
Na sequência, Ceni trabalhou situações de ataque contra defesa, em uma metade do gramado, e do outro lado aprimorou detalhes da construção desde o campo defensivo. E para finalizar, a equipe que é considerada titular trabalhou lances de bola parada, defensivos e ofensivos, enquanto os outros se dividiram em um exercício técnico e cobranças de faltas frontais. A equipe embarcou para São Paulo no período da noite.
O Esquadrão encerrou a preparação na tarde desta quinta-feira (23), no CT do Palmeiras, em Guarulhos. A comissão optou em fazer um treino leve para não comprometer nenhum atleta. Aperfeiçoamento de chutes ao gol, cobranças de escanteios, faltas e por fim, troca de passes entre os colegas.
Falaê, jogador!
Em entrevista no CT do Palmeiras, o goleiro titular absoluto do Bahia concedeu entrevista e falou sobre a expectativa para esta partida contra o Corinthians.
“Em todo momento, estamos procurando a solução e não maximizar o problema. Estamos estudando, treinando para conseguirmos os três pontos. Nós sabemos que jogar fora de casa é sempre muito difícil, mas temos que buscar solução para o que tem sido problema e é o que vamos fazer amanhã. É um jogo decidido no detalhe, jogo grande, concentração lá em cima e fazer nosso melhor para ganharmos”, destacou o camisa 22.
Escalação
Diante do desfalque do atacante Everaldo, que cumprirá suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo, pode ser que Ceni opte pela velocidade de Ratão mais à frente. Com isso, o provável Bahia será: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Victor Hugo, Rezende, Camilo Cândido, Acevedo, Thaciano, Cauly, Biel e Rafael Ratão.
Arbitragem
Quem apitará a partida será Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Victor Hugo Imazu dos Santos. O VAR será responsabilidade de Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.
#AvanteEsquadrão #Brasileirao #BBMP
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo