Uffffaaaaa! Depois de dois jogos na expectativa para carimbar o acesso à elite do futebol brasileiro, finalmente a torcida rubro-negra acordou na primeira divisão. O acesso foi confirmado após o Vitória vencer o Novorizontino pelo placar de 2 a 1, em São Paulo.
O Vitória entrou em campo sabendo que o empate era o suficiente para cravar o acesso para a série A, ou seja, nos primeiros 20 minutos de jogo o time sentiu o gosto de estar de volta. Entretanto, para a torcida rubro-negra o acesso é apenas a consequência da maior ambição do Vitória na temporada que é o título nacional. Por isso, toda a ansiedade em vencer a partida, para quem sabe, o título ser carimbado ainda nesta rodada.
Com objetivos iguais e ambições diferentes, Vitória e Novorizontino apresentaram propostas de jogo diferentes. Para a equipe Paulista, vencer o confronto era a esperança de beliscar uma vaga na série A. Já para o time baiano seria para bater o martelo matematicamente. Mesmo jogando com 3 zagueiros, o Novorizontino foi quem teve as melhores oportunidades. Com 20 minutos de jogo, os donos da casa abriram o placar. Após um apagão na zaga rubro-negra, Ronaldo jogou um balde de água fria no acesso.
O Leão da Barra ainda não tinha conseguido reverter nenhum placar jogando longe de Salvador. Com isso, a tensão era muito maior por parte da torcida rubro-negra.
O Tigre do Vale foi superior durante todo o primeiro tempo. Conseguia se infiltrar facilmente na área do Leão da Barra, que parecia perdido em campo. As linhas altas dificultaram a chegada do rubro-negro ao ataque. A melhor chance do Leão foi aos 43 minutos, quando Yuri Castilho, de fora da área, exigiu uma boa defesa do goleiro.
Aos 50 minutos do primeiro tempo, Léo Gamalho trouxe o alívio para a massa rubro-negra. Após receber um cruzamento de Zeca, o camisa 9 ajeitou a bola e mandou no cantinho do gol: 1×1 Vitória.
Na volta para o segundo tempo, Léo Condé promoveu mudanças para uma boa performance da equipe. Com dores no joelho, Léo Gamalho foi substituído pelo zagueiro João Victor e o Vitória passou a jogar no mesmo esquema do adversário. Além disso, Giovani Augusto foi sacado para a entrada de Matheus Gonçalves.
Com as mudanças o Leão passou a trabalhar mais a bola e equilibrar a partida. O empate estava bom para o time, entretanto o Novorizontino buscava a todo custo o gol da vitória. Aos 36 minutos, Lucas Arcanjo fez a defesa que garantiu o título rubro-negro. Após o time paulista sair em contra-ataque, o nosso anjo Arcanjo tirou a bola com o pé para a vibração da torcida rubro-negra.
O gol da virada saiu dos pés de quem tinha acabado de entrar. Osvaldo e Yuri Castilho foram substituídos por Welder e Zé Hugo. Aos 50 minutos, Zé Hugo saiu em velocidade e foi derrubado pelo goleiro dentro da área: PÊNALTI!
Welder foi para a cobrança e converteu. 2×1 Vitória.
Sem tempo para mais nada, os jogadores saíram para comemorar o acesso junto com os torcedores presentes no estádio.
“ É melhor o fim das coisas do que o começo. Estávamos desacreditados, com 0.02% de chance de acesso. E hoje praticamente colocamos as duas mãos na taça. Fazendo história. Hoje a gente escreve uma linda história, deixa um legado. O primeiro título nacional”, disse Wagner Leonardo após a partida
Com o resultado, o Vitória chegou a 69 pontos, com 21 triunfos. Dos times que compõem o G-4, somente o Criciúma pode igualar o rubro-negro, caso vença os três jogos. Dessa forma, o Leão ainda não se sagrou campeão da Série B neste domingo, mas caso o Criciúma não vença o Guarani na terça-feira (14), o líder garante o título do torneio. Para finalizar a temporada dentro do Barradão, o Vitória recebe o Sport, sábado (18), pela 37° rodada.
O teu pavilhão nós vamos erguer…
Talita Silva
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo