Arsenal goleia o Sheffield United e continua invicto no campeonato inglês
1, 2, 3, 4, 5 gols numa única partida. Fazia tempo que os Gunners não goleavam na Premier League. Neste sábado (28), o Arsenal enfrentou o Sheffield United às 11h (horário de Brasília) no Emirates Stadium e venceu pelo placar de 5×0. Os gols foram marcados por Eddie Nketiah (3x), Fábio Vieira e Tomiyasu. A partida, válida pela 10ª rodada, teve transmissão da ESPN 4 e Star+.
Antes do confronto, Arteta e sua comissão técnica já tinham alguns problemas para resolver. Mesmo com a vitória contra o Sevilla no meio da semana passada e o retorno ao primeiro lugar no Grupo B da Champions League, nem tudo estava 100% perfeito.
Após alguns exames, foi diagnosticada uma lesão muscular em Gabriel Jesus. O brasileiro ficará novamente fora por algumas semanas para recuperação. Além do camisa 9, o volante Thomas Partey se lesionou de novo e também ficará fora por um período. Eram dois desfalques importantíssimos para o jogo contra o Sheffield.
Não só as ausências, mas a escalação também pegou grande parte dos torcedores de surpresa. O treinador espanhol decidiu poupar Gabriel Magalhães e Odegaard e deu chances para Kiwior e Emile Smith Rowe respectivamente, iniciarem a partida.
O JOGO
Os primeiros 20 minutos dos Gunners foram sonolentos e de poucas finalizações. O meio campo parecia pouco inspirado e isso refletia no ataque. Um dos poucos destaques foi Gabriel Martinelli, o brasileiro era o que criava as principais jogadas e estava determinado a tirar o placar do 0x0.
O primeiro gol do confronto saiu pelos pés de Declan Rice. Aos 27 minutos, o volante deu um lindo passe para Eddie Nketiah dentro da área que se livrou de um marcador, ficou cara a cara com o goleiro e chutou para dentro das redes, 1×0.
Os Gunners tiveram ainda a oportunidade de aumentar o placar no final do primeiro tempo com um chutão de Martinelli aos 40 minutos, mas o goleiro fez grande defesa.
O segundo tempo voltou com um Arsenal sem mudanças mas com vontade de ampliar o placar e sair com uma grande vitória em casa, e foi o que aconteceu. Aos 50 minutos, Saka bateu escanteio, a bola veio em direção ao goleiro Foderingham que defendeu, mas deixou a redonda escapar e cair nos pés de Nketiah. O atacante não desperdiçou a oportunidade e chutou direto para dentro do gol. Era o segundo de Eddie no jogo, e vinha mais por aí!
O cria da base do canhão estava confiante e em um dia muito inspirado. Após receber a redonda de Rowe, o centroavante aproveitou a liberdade e lançou um foguete fora da área e no ângulo, sem chances alguma de defesa, 3×0 e hat trick do dono da partida: Eddie Nketiah!
Arteta aproveitou que o resultado estava praticamente decidido e mexeu no time. Tomiyasu, Trossard, Nelson e Vieira entraram no lugar de White, Martinelli, Saka e Rowe respectivamente. O jogo parecia que terminaria com este resultado, mas os jogadores que entraram colocaram ainda mais fogo.
Aos 86 minutos, Vieira foi derrubado dentro da área por Norwood. O lance foi para o VAR e após análise do juiz, foi marcado penalidade máxima. O português também foi o responsável por bater o pênalti. Com um chute protocolar e sem chances de defesa, Vieira deixou o dele e marcou o 4 gol do duelo.
Para fechar o caixão, aos 96 minutos, em lance de escanteio cobrado por Vieira, a bola sobrou nos pés do lateral-direito Tomiyasu que ajeitou e chutou para o fundo das redes. Era o 50º jogo do japonês pela Premier League e o primeiro gol do atleta pela camisa dos Gunners; um baita de um presente. Fim de jogo no Emirates Stadium e um chocolate dos donos da casa em cima dos visitantes com uma goleada de 5×0.
O nome do jogo foi o atacante Eddie Nketiah. Finalmente, os torcedores presentes no estádio puderam cantar: your defence is in trouble, Nketiah in the room. O inglês foi responsável por 3 gols, comentou sobre o hat trick e o trabalho que vem fazendo para ajudar a equipe:
“É incrível. É o meu primeiro hat-trick na Premier League, aqui com os torcedores, a minha família, os meus amigos e fazer isso com os meus companheiros de equipe é uma sensação incrível. Muito feliz com os três gols e a vitória […]
Tento não colocar muita pressão sobre mim mesmo. Eu sei que sou capaz de marcar gols, basta ter paciência e trabalhar todos os dias – treinar duro, mesmo quando estou jogando, não jogando, marcando, não marcando – sempre trabalhando no centro de treinamento para ter certeza que estou no caminho certo. Momentos como este são uma boa recompensa por isso.”
Outro jogador que merece menção é Declan Rice. O volante vem a cada partida crescendo mais e tomando conta do meio campo do time do Norte de Londres. O inglês além de colecionar mais uma assistência, vem se mostrando uma peça importante para o time de Mikel Arteta funcionar.
Tomiyasu também é destaque. O japonês que vinha de uma última temporada atípica e com várias lesões, está recuperando seu bom futebol e em todos os momentos que foi acionado, entrou muito bem. O atleta que perdeu sua mãe no ano passado e dedicou seu primeiro gol pelo canhão a ela, merecia finalmente balançar as redes.
TABELA E PRÓXIMO CONFRONTO
Com esta goleada, o Arsenal subiu para a 2ª colocação do campeonato inglês com 24 pontos, 2 a menos que o Tottenham. Já o Sheffield United amarga a última colocação com apenas 1 ponto.
O próximo compromisso dos Gunners já é nesta quarta-feira (01) às 16h30 (horário de Brasília), onde encara o West Ham, fora de casa, pela Copa da Liga Inglesa, a famosa Carabao Cup.
FICHA TÉCNICA
Arsenal x Sheffield United
Data e horário: sábado (28/10), às 11h (horário de Brasília)
Local: Emirates Stadium
Escalação do Arsenal: Raya; Zinchenko, Kiwior, Saliba e White; Rice, Havertz e Rowe; Martinelli, Saka e Nketiah. Técnico: Mikel Arteta.
Escalação do Sheffield: Foderingham; Bogle, Trusty, Robinson e Thomas; McAtee, Vinicius Costa, Norwood e Ben Slimane; Hamer e Brewster.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo