Cruzeiro faz história ao vencer Atlético em primeiro clássico na Arena MRV
Cruzeiro e Atlético se enfrentaram nesse domingo (22), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro série A de 2023.Apesar da semana conturbada, com falas problematicas de Ronaldo, além de manifestações pacíficas por parte da torcida Celeste, tudo terminou bem com vitória do Cabuloso, no primeiro clássico na Arena MRV, por 1 a 0. Fim de uma sequência de 4 jogos sem vitória.
Com esse resultado, o Cruzeiro subiu uma posição, ficando em 14º na tabela, com 34 pontos e se afastando um pouco mais do Vasco, primeira equipe na zona de rebaixamento, com 30 pontos. Já o Atlético segue o sétimo colocado, com 43 pontos. Todos sabem que clássico é uma disputa diferenciada. É especial, ainda mais quando se trata do primeiro confronto na casa do adversário.
O Cruzeiro fez história nesse domingo. A torcida merecia esse momento e o elenco precisava do jogo para sentir, de verdade, o peso da camisa Celeste.O melhor foi a entrega em campo, os jogadores tiveram sangue nos olhos, gana. O cruzeirense viu entrega em campo e isso valeu muito! E foi maravilhoso… o estádio deles lotado e mesmo assim nossa torcida conseguiu cantar mais alto. Para abafar, usaram caixas de som, o recurso já conhecido por eles.
O JOGO
Quem esperava um Cruzeiro apático e entregue se enganou. O time estava determinado e apesar da etapa inicial ser equilibrada, o Maior de Minas apresentou o cartão de visita aos 2’. Bruno Rodrigues saiu da marcação de caneta, passou para Filipe Machado que mandou uma bomba no travessão.
No segundo tempo, a Raposa foi superior e é assim que a torcida quer ver o time, sabendo suas limitações, mas com vontade de vencer!
Aos 41’, William saiu pelo lodo direito, cruzou fechado e o atleticano Jemerson mergulhou na bola para tentar tirar a bola, mas acabou fazendo um golaço contra. Único gol da partida, Cruzeiro 1 a 0.
MAIS UM POUCO DO CLASSICO
O choro é livre para aqueles que desmereceram o placar por se tratar de um único gol e ainda contra. Está na regra que gol contra vale igual. Sem contar que a equipe jogou bem e estava no ataque. Clássico sem deboche não tem tanta graça assim. O volante Filipe Machado, ainda no gramado, fez gestos que simulavam jogar milho. Corneta que o cruzeirense conhece. Na zona mista, o também volante Lucas Silva brincou que agora a Arena MRV estava inaugurada!
Finalmente houve a estreia do atacante Japa no profissional. Muitos pediam a entrada do garoto do sub-20, campeão mineiro e da copa do Brasil.
Como nem tudo no clássico é só futebol e brincadira, não se pode ignorar o fato da arena MRV ter criado situações complicadas para a torcida Celeste, como por exemplo, tirar as portas dos banheiros femininos, não ter papel higiênico e nem sabão, entre outros problemas.O Cruzeiro se pronunciou em sua conta no Twitter/X e condenou o descumprimento da Lei Geral do Esporte e incitação à violência por parte da Arena e do próprio Atlético, além de afirmar que notificará oficialmente todas as esferas e órgãos públicos dos fatos.
Outra implicância criada foi na hora da entrevista coletiva do técnico cruzeirense Zé Ricardo. O Cruzeiro colocou uma bandeira na mesa da entrevista e também um banner com os patrocinadores ao fundo, mas integrantes do setor de Comunicação do Atlético não gostaram e pediram a retirada do material, dizendo ser proibido.Quando Zé Ricardo chegou, os microfones estavam desligados. Sendo assim, a entrevista foi feita sem sistema de som do estádio, com os microfones de todos os jornalistas bem próximo ao comandante estrelado.
Bom, o que se tira de lição é que carro apertado que anda. O torcedor Celeste protestou, a imprensa local falou o que deveria falar, o elenco entendeu o recado e conquistou os três pontos.Após o jogo, Ronaldo, dono da SAF, comentou no Twitter/X a importância da vitória e do apoio da torcida, mas ainda cabe uma retratação das falas após o jogo contra o Flamengo, na quarta-feira (19), quando “culpou” toricida e jornalistas pelo desempenho ruim do time. Ainda tá feio, cara!
PRÓXIMOS JOGOS
Como lembrou o próprio Ronaldo, faltam 10 jogo para o fim do Brasileirão e para a Raposa, pela situação na tabela, são 10 decisões. Sendo assim, a próximo duelo o Cruzeiro será contra o Bahia, na quarta-feira (25), às 20h, no estádio Mineirão, casa do Maior de Minas, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético enfrentará o Red Bull Bragantino, também na quarta-feira, mas às 19h, no estádio Nabi Abi Chedid, na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Atlético 0 x 1 Cruzeiro
Motivo: 29ª rodada Campeonato Brasileiro série A
Local: Estádio Mineirão – BH/MG
Data: 22/10/23
Hora: 16h
Atlético-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs (Jemerson), Lemos e Arana; Otávio, Franco (Rodrigo Battaglia) (Alan Kardec), Zaracho (Pavón) e Igor Gomes (Pedrinho); Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Castan e Kaiki (Japa); Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva (Mateus Vital) e Matheus Pereira (Nikão); Arthur (Rafael Elias) e Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo