Em clima tenso e em meio a protestos, Pedro marca de pênalti nos acréscimos e iguala para o Rubro-Negro
Após a vexatória eliminação na Copa Libertadores, onde perdeu para o Olimpia por 3 a 2 no agregado, o Flamengo ficou apenas no empate em 1 a 1 contra o São Paulo, na noite deste domingo (13) de Dia dos Pais. O confronto, válido pela 19ª rodada do Brasileirão, aconteceu no Maracanã, e contou com mais de 60 mil Rubro-Negros presentes.
O Tricolor Paulista saiu na frente com gol de Lucas Moura aos 37′ do primeiro tempo. Sem esboçar reação, o Mais Querido pouco levou perigo ao adversário. Até o mais otimista dos torcedores havia dado o jogo como perdido, quando, ao apagar das luzes, o time carioca sofreu pênalti e Pedro converteu em gol, deixando tudo igual no Maraca.
O embate foi marcado por vaias e protestos da torcida Rubro-Negra, que hostilizou tanto jogadores quanto dirigentes do clube carioca. Do início do jogo ao apito final, era possível ouvir gritos de “time sem vergonha” e “Não é mole não, para jogar no Mengo tem que ter disposição”.
O presidente Rodolfo Landim e o vice Marcos Braz receberam xingamentos. Ao substituir Arrascaeta, Sampaoli foi chamado e burro, e Gabigol também foi alvo de vaias; enquanto da arquibancada, torcedores seguravam uma faixa com os dizeres “diretoria amadora” e “time omisso”. Por outro lado, houve demonstração de apoio, com aplausos para Arrasca e Bruno Henrique, que foram ovacionados.
O Jogo
Sem conseguir criar boas oportunidades, o Flamengo deixou que o time visitante abrisse o placar. Aos 37′ do primeiro tempo, Alan Franco deu passe para Lucas Moura na entrada da área. O camisa 7 chutou rasteiro e mandou no fundo do gol de Matheus Cunha.
A primeira oportunidade clara de gol para os donos da casa foi com Gabigol, aos 40′. Após cruzamento do camisa 10, a bola fez uma curva e tirou tinta do travessão. Já nos acréscimos, o atacante teve mais uma chance de igualar o placar, mas a bola parou na defesa do goleiro Jandrei.
Buscando redenção, Sampaoli voltou para o segundo tempo com duas alterações: Arrascaeta e Thiago Maia deixaram o jogo para a entrada de Everton Ribeiro e Gerson. As alterações até melhoraram o desempenho do Flamengo, que passou a pressionar mais o time paulista, porém, sem efetividade. Aos 17′, foi a vez de Gabigol deixar o gramado para a entrada de Pedro.
O embate se encaminhava para a vitória do São Paulo, até que nos acréscimos, Michel Araújo derrubou Luiz Araújo dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro marcou a penalidade, que foi convertida em gol por Pedro, já aos 50′. Fim de jogo no Maracanã. Flamengo 1×1 São Paulo.
Com o empate, o Flamengo deixou a vice-liderança e caiu para a terceira posição, com 32 pontos. Já o São Paulo foi para a nona colocação, com 27 pontos.
O próximo compromisso Rubro-Negro será contra o Grêmio, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O embate acontece na quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo