Em jogo de muita emoção, América conquistou classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana
Na noite desta quinta-feira (10/08), o Coelhão conquistou uma classificação histórica. O placar foi de 3 a 3 no tempo normal, com gols marcados por Mastriani (2x) e Éder pelo América, enquanto Sorriso (2x) e Léo Ortiz marcaram pelo Red Bull Bragantino. O primeiro jogo também foi um empate, pelo placar de 1 a 1, então a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Cavichioli, que entrou no segundo tempo, acabou sendo o herói da partida.
Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, em um vacilo do goleiro americano, Sorriso aproveitou a falha e abriu o placar para o Red Bull Bragantino. O América até tentava buscar o empate, mas não conseguia chegar com perigo ao gol. Vendo a dificuldade ofensiva do Coelho, Diogo Giacomini decidiu fazer a primeira substituição aos 25 minutos, colocando Mastriani, que é artilheiro da competição, no lugar de Javier Méndez. E já no primeiro minuto em campo a substituição surtiu efeito. Mastriani recebeu e finalizou de fora da área, mas o chute saiu rasteiro e Cleiton conseguiu espalmar.
Aos 31 minutos, Juninho recebeu dentro da área, mandou cruzado, mas o goleiro defendeu. Logo em seguida, Paulinho Boia chegou ao ataque e finalizou, o arqueiro adversário espalmou e Mastriani aproveitou o rebote para finalizar com perigo, porém, o árbitro marcou impedimento. O América insistiu até que, aos 45 minutos, Matheusinho aproveitou uma falha da defesa, invadiu a área e cruzou para o camisa 17 acertar de primeira, marcando o primeiro gol do Coelhão.
Sem tempo nem pra comemorar, 2 minutos depois o América errou na saída de bola, Juninho Capixaba lançou pra área e Sorriso marcou para o Bragantino novamente. No entanto, o que não faltou nesse jogo foi emoção! Na sequência, após uma cobrança de falta, Eder cabeceou e deixou tudo igual para a equipe americana, encerrando o primeiro tempo com o placar em 2 a 2.
Para a volta do segundo tempo, o América substituiu o goleiro Pasinato por Cavichioli. A partida foi retomada de um jeito morno, mas só até os 11 minutos, quando o zagueiro Léo Ortiz driblou a defesa do americana, finalizou e marcou, colocando o Massa Bruta na frente no placar outra vez.
Atrás no marcador, o América começou a pressionar o adversário. Aos 17 minutos, Paulinho Boia recebeu na ponta, avançou e chutou, a bola passou apenas raspando na trave. Sabendo da importância da classificação, Giacomini fez mais algumas alterações: Everaldo, Benítez e Martínez entraram no lugar de Matheusinho, Paulinho Boia e Lucas Kal, respectivamente. Na casa dos 31 minutos, Benítez ajeitou para trás, Alê dominou e chutou de pé direito, novamente a bola foi para fora. Em uma cobrança de escanteio aos 40 minutos, Mastriani cabeceou fraco e Cleiton defendeu.
E quando tudo já parecia definido, no último minuto, Benítez cruzou para área, Aderlan subiu para o cabeceio com o braço aberto e a bola acertou o braço do lateral. O lance foi revisado pelo VAR e o pênalti marcado. Mastriani foi para a cobrança e converteu, aos 53’, deixando tudo igual no marcador e levando a decisão para os pênaltis.
Na cobrança das penalidades, Mastriani foi o primeiro a bater e acabou errando, logo em seguida foi a vez Léo Ortiz do Bragantino e Cavichioli defendeu. Na sequência, Everaldo, Lucas Evangelista, Éder, Luan Cândido e Alê fizeram. Na quinta cobrança do Bragantino, Thiago Borbas cobrou, e Matheus Cavichioli defendeu, garantindo a classificação do Coelhão.
O próximo jogo do América será neste domingo(13/08), às 16h, contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Com a estreia do técnico Fabián Bustos, o América vai em busca de uma reação no Brasileirão.
Por Sara Leite
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo