Esquadrão de Aço vence o América-MG por 3X1
O duelo foi válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro série A de 2023. O Tricolor Baiano enfrentou o América-MG na Arena Fonte Nova em Salvador neste domingo (6), e a partida acabou com um triunfo do Tricolor por 3×1.
O Esquadrão de Aço foi a campo sabendo que precisava vencer e de goleada para sair da zona da degola. O duelo foi entre times da zona do rebaixamento: o Tricolor Baiano enfrentou a lanterninha da competição, o América-MG, mas nem por isso o jogo foi fácil.
O JOGO
A partida começou com um Bahia veloz e tocando bastante bola no campo de ataque, e o Coelho tentando jogar pela esquerda. O jogo começou bem aberto, o time da casa rapidamente começou a impor seu jogo sob o adversário que se defendia bem. Apesar do Tricolor permanecer mais no ataque, quem chegou no início com mais perigo ao gol foi o time visitante, que quase abriu o placar em um contra-ataque veloz com finalização que foi defendida pelo goleiro Marcos Felipe do Bahia.
A torcida do Esquadrão estava na “bronca” com o time, pois o Tricolor não vencia há muitos jogos. E com o passar das rodadas, foi perdendo a hegemonia que tinha há anos, a mística de quase sempre vencer em casa.
O time de ontem se apresentou mais leve, com uma troca de passes mais eficiente, bem verdade que houve a chegada dos novos laterais Gilberto e Camilo, além do atacante Ratão. O técnico do Tricolor começou com uma escalação diferente da de costume.
O jogo seguiu com o dono da casa construindo ações ofensivas com a bola girando da defesa, passando pelo meio com Cauly e Thaciano para as pontas até encontrar os atacantes pelas pontas. O time se apresentou mais veloz, houveram bem mais bolas vindas das pontas para a grande área do que de costume.
Retrato disso foi o primeiro gol do Bahia: a bola girou de pé em pé, pela esquerda, a redonda saiu do pé de Cauly, que tocou para Ratão, e após triangulação, Everaldo tocou para Camilo, que devolveu na medida para o próprio Everaldo finalizar para o gol (26’). Bahia 1×0 América-MG. O primeiro tempo terminou com o Bahia na frente do marcador.
O início do segundo tempo começou com o gol do Coelho logo aos 6 minutos. Benítez cobrou uma falta do lado esquerdo do campo e alçou a redonda no segundo pau, onde livre Gonzalo marcou o gol de empate de cabeça.
O gol do América demorou a ser validado, isso porque o VAR estava checando possível impedimento. Pela primeira vez na Arena Fonte Nova, os torcedores puderam acompanhar o lance revisado nos telões, o gol foi validado, pois a posição foi legal.
O Esquadrão de Aço voltou a frente com um golaço de Cauly, que recebeu a bola no meio de campo, passou por vários e saiu cortando da esquerda para a direita e bateu na bola para marcar um golaço no cantinho do goleiro (14’’).
O América tentou reagir atacando rapidamente pelas pontas, mas não conseguia evoluir seu jogo. E em um lance de falta, teve Esteban expulso por volta dos 20 minutos da etapa final. Isso deu mais espaço para o Bahia criar, apesar de cair um pouco o rendimento inicial, o Tricolor ainda conseguiu ampliar o placar com Ratão.
O gol nasceu em um lance pela direita, Rezende roubou a bola e Cauly tocou na medida encontrando Rafael Ratão na grande área. O atacante dominou e bateu forte para o gol, e um bonito gol, foi o primeiro dele pelo Bahia. O juiz não validou o tento, mas o VAR chamou e revisou o lance, na sequência o tento foi validado e foi conferido novamente nos telões. Bahia 3×1 América-MG.
Durante toda a partida, o torcedor do Bahia apoiou o clube, contudo, no intervalo houve um protesto organizado pedindo a saída do treinador Renato Paiva, e ao final o protesto foi feito novamente: após palmas para o elenco que fez uma boa apresentação, o torcedor repudiou novamente o comandante.
O técnico anda sendo chamado de Renato “Raiva”, pela má fase do clube, que não consegue vencer apesar de ter um elenco considerado bom. O comandante vem sendo alvo de muitas críticas não só dos torcedores do Bahia, mas da imprensa local e nacional também. Apesar de demonstrar com palavras entender os jogos do Bahia, os atos do treinador não conseguem ajustar o time.
Vale destacar que no jogo teve a estreia do volante Léo Cittadini.
Com este triunfo, o Bahia subiu uma posição, agora é o 16° colocado com 18 pontos, porteiro da zona de rebaixamento, ficando à frente por conta do saldo de gols. Já o América-MG segue em último colocado, com 10 pontos. Após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, neste domingo o América-MG Futebol Clube informou que o técnico Vagner Mancini não comandará mais a equipe profissional do clube.
PRÓXIMOS JOGOS
O Bahia volta a campo para jogar a partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão. O Esquadrão vai a Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG no domingo (13), às 11h, no Mineirão.
O América-MG joga no meio de semana pelas oitavas da Copa Sul-Americana na quinta-feira (10), fora de casa, contra o Red Bull Bragantino às 21h. Já pelo Brasileiro, joga partida válida também pela 19ª rodada, o Coelho enfrenta o Goiás em casa no domingo(13), às 16h.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 07/08/2023
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.