O grupo E é a chave de uma das seleções favoritas ao título. Sim, o bicho papão quando o assunto é futebol feminino: os Estados Unidos. Sendo assim, é normal imaginar que uma das vagas para a próxima fase será das tetracampeãs americanas. Completam o grupo as atuais vice-campeãs holandesas e as estreantes vietnamitas e portuguesas.
MEGAN RAPINOE: UM CAPÍTULO À PARTE
Esta com certeza não será uma Copa qualquer, afinal, grandes nomes do futebol mundial se despedirão dos mundiais. No caso dos Estados Unidos, 2023 marcará a despedida a incontestável Megan Rapinoe.
Aos 38 anos, a estrela anunciou que está será sua última temporada. A trajetória de Megan inclui um vice-campeonato em seu primeiro mundial em 2011 e um título Olímpico no ano seguinte, nas Olimpíadas de Londres, numa revanche diante das japonesas.

A jornada campeã inclui a conquista de dois mundiais, em 2015 e 2019. Na disputa do Canadá, mais um duelo com as japonesas, desta vez, goleada por 5 a 2 e título americano. Já em 2019, final contra a Holanda e mais um título, este com a assinatura de Rapinoe, que marcou 6 gols e foi eleita a craque do Mundial. Neste mesmo ano, Megan foi eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA, além de faturar o Ballon d’Or e a Bola de Ouro.
SELEÇÃO AMERICANA E SEU FAVORITISMO
Não preciso citar o favoritismo das americanas, certo? Pois bem, o time listrado busca um feito inédito para o futebol: o tricampeonato mundial. Nenhuma seleção, seja no futebol masculino ou feminino, jamais conquistou três mundiais seguidos. A estreia dos Estados Unidos será no dia 21 de julho diante do Vietnã, no Eden Park, às 22h pelo horário de Brasília.

Um mês antes da estreia, Vlatko Andonovski convocou as 23 atletas que defenderão o time na Austrália e na Nova Zelândia. Alex Morgan, Megan Rapinoe e Kelley O’Hara vão para o seu quarto Mundial.
Confira as convocadas dos Estados Unidos:
- Goleiras: Alyssa Naeher, Casey Murphy e Aubrey Kingsbury.
- Defensoras: Alana Cook, Naomi Girma, Emily Sonnet, Kelley O’Hara, Emily Fox, Crystall Dunn e Sofia Huerta.
- Meio-campistas: Rose Lavelle, Lindsey Horan, Andy Sullivan, Julie Ertz, Kristie Mewis, Ashley Sanchez e Savannah DeMelo.
- Atacantes: Sophia Smith, Alex Morgan, Megan Rapinoe, Lynn Williams, Trinity Rodman e Alyssa Thompson.
SELEÇÃO VIETINAMITA: SEGURA O ROJÃO
A estreia do Vietnã em Copas não será nada fácil. A classificação foi histórica, nos playoffs da Copa da Ásia diante do Taipé Chinês. O time vive um bom momento, tendo conquistado os Jogos do Sudoeste Asiáticos. O destaque do time é a atacante Huynh Nhu Nhu, a primeira jogadora vietnamita a assinar com um clube europeu.

SELEÇÃO PORTUGUESA E HOLANDESA: BRIGAM NA UNHA PELA SEGUNDA VAGA?
Se as americanas são cotadas para avançar, restaria uma vaga para Portugal e Holanda se digladiarem por ela. Isso claro, se o Vietnã não bancar a zebra – lembrem do Marrocos na Copa Masculina, né? Os times se enfrentam no domingo, dia 23, no dia Dunedin Stadium, às 4h30, pelo horário de Brasília.
Sob o comando de Francisco Neto, as portuguesas terão como grande novidade Ana Rute, do Sporting, que substituirá Vanessa Marques. A classificação lusa veio nos playoffs, diante do Camarões.

Confira as convocadas de Portugal:
- Goleiras: Rute Costa , Inês Pereira e Patrícia Morais.
- Defensoras: Ana Seiça, Carole Costa , Catarina Amado, Diana Gomes , Joana Marchão , Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo .
- Meio-campistas: Ana Rute, Andreia Norton, Andreia Jacinto, Dolores Silva, Fátima Pinto, Francisca ‘Kika’ Nazareth, Tatiana Pinto.
- Atacantes: Ana Borges, Ana Capeta, Carolina Mendes, Diana Silva, Jéssica Silva e Telma Encarnação.
Do outro lado, apesar de ser a atual vice-campeã, as holandesas não são vistas como favoritas. Isso porque, com a saída da técnica Sarina Wiegman para a Inglaterra, em 2021, a equipe caiu de rendimento, acabando desclassificada da Euro 2022.
Andries Jonker assumiu a equipe em setembro de 2022 e busca impor sua filosofia à equipe. O que nem ele, nem a nação holandesa contava, era com a lesão de Vivianne Miedema. A atacante do Arsenal rompeu os ligamentos em dezembro e não disputará o Mundial.

Confira a lista convocadas:
- Goleiras: Daphne Van Domselaar, Lize Kop, Barbara Lorsheyd e Jacintha Weimar;
- Defensoras: Kerstin Casparji, Caitlin Dijkstra, Merel Van Dongen, Damaris Egurrola, Kika Van Es, Dominique Janseen, Aniek Nouwen e Lynn Wilms;
- Meio-campistas: Jill Baijings, Danielle Van de Donk, Jackie Groenen, Wieke Kaptein, Victoria Pelova, Jill Roord e Sherida Spitse;
- Atacantes: Lineth Beerensteyn, Tiny Hoekstra, Esmee Brugtsm Renate Jansen, Fenna Kalma, Romee Leuchter, Lieke Martens, Shanice Van de Sanden, Katja Snoeijs e Alieke Tuin.
por Mariana Alves
rtes: FIFA
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo