NOS PÊNALTIS, BAHIA SE DESPEDE DA COPA DO BRASIL


Assim como no jogo de ida, o Esquadrão vencia o jogo contra o Grêmio e sofreu o empate 

O Tricolor enfrentou o também Tricolor, o Grêmio, fora de casa nessa quarta-feira (12), e empatou em 1×1 no tempo regulamentar, contudo, perdeu a disputa de pênaltis por 4×3. A partida foi válida pelas quartas de final da Copa do Brasil 2023 (jogo de volta). Apesar da má fase pelo Brasileirão, o Tricolor não passou vergonha nessa Copa do Brasil.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia  


A partida começou com 1h05 de atraso. Isso porque houve uma previsão de Ciclone em Porto Alegre e muita chuva forte. A bola rolou com atraso, porém não ocorreram problemas com o gramado e a chuva só apareceu no finalzinho do jogo, já na cobrança das penalidades. A noite foi bem agitada, a partida entre os tricolores foi muito disputada, cada um com sua proposta de jogo oferecia perigo ao adversário. 

O Torcedor do Bahia viu uma apresentação diferente, um time mais aguerrido que lutou pela classificação, porém, ainda com alguns problemas táticos de sempre. Apesar de ter melhorado seu jogo tático, o time baiano segue com dificuldades em suas laterais, e em todo seu sistema defensivo, que praticamente todo jogo sofre gols. É bem verdade que a dupla de Zaga do Bahia com Gabriel Xavier e Kanu, na opinião desta humilde comentarista, é a melhor que temos, mas isso não é tudo, “a equipa” perde muita bola e compromete todo sistema defensivo. 

Ontem vimos um Grêmio agressivo e um Bahia também. Observando os dois times, percebemos que o Tricolor Gaúcho manteve uma leve maior posse de bola com toques precisos e marcava em cima, subindo para o campo de ataque na tentativa de marcar um gol. Já o Bahia apostou no jogo rápido e em contra-ataques em velocidade, o que deu bastante dinâmica a partida. Foi um bom duelo de se assistir, bem disputado. 

Foto: Web: Felipe Oliveira/EC Bahia  


A primeira etapa foi bem corrida. Perto do fim, tivemos uma cobrança de pênalti a favor do time gaúcho, em um lance bem duvidoso que o VAR não se manifestou, mas Marcos Felipe, goleiro do Bahia, estava em uma noite inspirada, o arqueiro já havia feito boas defesas no jogo e pegou a cobrança. Na sequência, o Bahia desceu e marcou seu gol ainda no primeiro tempo, nos acréscimos (49’). 

E que gol, meus amigos. O centroavante camisa 9 do Esquadrão de Aço, Everaldo, pegou a redonda do meio da rua, ajustou e “meteu” um balaço praticamente no ângulo. Foi um espetáculo de gol, quiçá o mais bonito da Copa do Brasil deste ano. 

Na volta para o vestiário, vimos o mesmo jogo emocionante, com oportunidades de gols para ambos os clubes. De um lado, brilhava Marcos Felipe fazendo boas defesas contra o time da casa, do outro, aparecia a trave contra o Bahia, que colocou algumas bolas no travessão e outras foram paradas pelo goleiro Grando.

Com o desenrolar da etapa final, o time da casa começou a se expor mais e aumentou a pressão sob o visitante. O Grêmio passou a pôr mais perigo na meta de Marcos Felipe, goleiro do Bahia, e acabou marcando um gol aos 26 minutos do segundo tempo com Villasanti. A jogada começou pela direita e a bola encontrou Vila na área, que mandou para o fundo do gol. Mas uma vez, o Bahia “cedeu” o empate.

Na sequência, o jogo continuou disputado e aberto para ambos os clubes marcarem, o Bahia teve algumas oportunidades no ataque com Kayky, Ademir, Everaldo e Matheus Bahia, mas não marcou e o Grêmio também teve suas chegadas. 

A premissa inicial do jogo foi até o fim, o Grêmio com a bola de pé em pé até o ataque e o Esquadrão contra-atacando muito veloz. Aos 40 minutos finais, o Bahia quase acabou vencendo no tempo regulamentar: Mugni recebeu um ótimo lançamento de Matheus Bahia e bateu colocado, mas a bola desviou na zaga e bateu na trave mais uma vez. 

Ninguém ampliou o placar e como o jogo da ida também foi 1×1, a decisão foi para os pênaltis, já que ficou tudo igual no tempo regulamentar do jogo de volta. Haja coração, que jogo emocionante para as torcidas dos tricolores. 

AS COBRANÇAS DE PÊNALTIS

Reinaldo começou batendo para o Grêmio e convertendo. Na sequência, Cauly fez para o Bahia. Bruno Alves e Bitello perderam suas cobranças pelo Tricolor Gaúcho, mas Cicinho, Acevedo e Gabriel Xavier desperdiçaram suas cobranças. Assim, o Bahia foi eliminado da Copa do Brasil e o Grêmio seguiu como semifinalista.

A história entre Grêmio e o Bahia pela Copa do Brasil é extensa e curiosa. Sabemos que o time gaúcho é conhecido como “copeiro”, isso por ter 5 títulos e 4 vice-campeonatos, a curiosidade é que o Tricolor Baiano sempre se bate com ele nas quartas de final e acabava sendo eliminado. O Bahia resistiu até o fim e buscou o triunfo, mas não conseguiu, podemos dizer que saiu invicto da competição, já que ambos os clubes foram a campo sem ainda terem perdido um jogo pelo campeonato. 

Essa foi uma oportunidade do Bahia fazer história e quebrar o tabu. Os times se encontraram na Copa do Brasil em mais três ocasiões: 2012, 2005 e 1989, e em todas o tricolor gaúcho avançou de fase. 

FICHA TÉCNICA:

Grêmio 1 (4) x (3) 1 Bahia

Data: 12/07/2023 (quarta-feira)

Horário: 20h00 (de Brasília)

Competição: jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Público: 35.437 torcedores

Renda: R$ 3.109.743,00

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Carballo (GRE), Everaldo, Acevedo, Ryan, Kanu (BAH)

Cartões vermelhos: Nenhum

Gols: Everaldo (49’/1ºT) Villasanti (26’/2ºT)

Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan), Bitello, Cristaldo (Vina), Reinaldo; Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.

Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu, Ryan (Matheus Bahia); Acevedo, Rezende, Cauly; Ademir (Yago Felipe), Everaldo, Kayky (Lucas Mugni). Técnico: Renato Paiva. 

PRÓXIMO JOGO 

Classificado, o Grêmio vai enfrentar o Flamengo, vencedor do confronto contra o Athletico-PR. Pelo Campeonato Brasileiro, as equipes voltam a jogar no fim de semana pela 15ª rodada. O Bahia visita o Furacão no Paraná no domingo (16). A bola rola às 18h30 na Ligga Arena. Já o jogo entre Grêmio e Corinthians na Neo Química Arena, foi adiado.

Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)

— Salvador/BA  13/07/2023

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.  


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se