O segundo grupo da Copa do Mundo Feminina de Futebol é formado pelas seleções da Austrália, Canadá, Irlanda e Nigéria.
Uma das donas da casa, junto com a Nova Zelândia, a equipe australiana tem 8 participações em Copas do Mundo e os melhores resultados foram as quartas de finais nas edições de 2007, 2011 e 2015. O time comandado por Tony Gustavsson tem boas jogadoras que vem se destacando em seus clubes como Arsenal, Chelsea, Lyon, Manchester City, Racing Louisville e San Diego Wave.
As Matildas, como são chamadas, estreiam no dia 20 de Julho, no Stadium Australian, às 20h no horário de Sydney e às 7h no horário de Brasília, contra as estreantes irlandesas.
A Irlanda faz sua primeira participação em Copas do Mundo e pode ser a grande surpresa do grupo. A treinadora Vera Pauw tem como principal característica priorizar o sistema defensivo e a “retranca” irlandesa pode complicar a vida das australianas.
Na outra partida, o Canadá chega com muita moral após o título nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. As canadenses tem 8 participações em Copas e chegaram em terceiro lugar na edição de 2003, sendo o seu melhor resultado.
As comandadas de Bev Priestman enfrentam a Nigéria no dia 20 de Julho, mas às 23h30, no horário de Brasília, e 12h30 horário local do dia 21, no Estádio Melbourne Retangular. As duas equipes se enfrentaram em 2022 e empataram em 2 a 2.
As nigerianas são comandadas por Randy Waldrum e atuaram em todas as edições, com 9 participações em Copas. O melhor resultado veio em 1999, quando chegaram até as quartas de final e perderam para o Brasil por 4 a 3, com um gol de ouro de Sissi. Em 2019, a Nigéria chegou nas oitavas de final ao perder para a Alemanha.
O Grupo B promete emoção e muita disputa! Mesmo com o favoritismo, Canadá e Austrália podem não ter vida fácil logo no início da competição!
Por Rayssa Rocha
Artes: FIFA Oficial
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo