América vence o Peñarol e se classifica para os Playoffs da Copa Sul Americana
O dia 29 de julho de 2023 vai ficar marcado na história do América. Em sua primeira participação na Copa Sul Americana, o Coelho foi sorteado em um grupo chamado por muitos como “grupo da morte”, e mesmo assim conseguiu o segundo lugar e a classificação para os Playoffs.
Nesta quinta-feira (29), o América venceu o Peñarol por 2 a 1, com gols de Rodríguez pelos donos da casa e Danilo Avelar e Juninho pelo Coelho.
Para conquistar a classificação, o América precisava vencer e torcer para o Defensa y Justicia vencer o Millonarios. O Defensa venceu por 3 a 1 e, com a vitória do Coelhão, a equipe mineira ficou em segundo lugar no grupo F, garantindo a classificação por saldo de gols.
O jogo não foi um dos melhores que o América fez. No primeiro tempo, a equipe Americana teve muitas dificuldades, e mesmo com mais posse de bola, o Coelhão não conseguia ser eficaz nas finalizações. Aos 12 minutos, o América teve uma boa chance de abrir o placar em uma cobrança de uma falta, mas Benítez mandou por cima do gol. O meia teve outra chance em uma cobrança de escanteio aos 21 minutos, mas a bola foi direto pela linha de fundo.
Aos 25 minutos, em outra cobrança de falta, foi a vez de Marlon cobrar, mas o lateral bateu mal e não levou nenhum perigo ao gol. Em um contra-ataque aos 27 minutos, a equipe Uruguaia abriu o placar, com Rodríguez. O América parecia meio perdido na partida após tomar o gol, e aos 35 minutos, o Peñarol teve chance de aumentar a diferença, mas para a sorte do Coelho, o goleiro Pasinato estava atento e fez uma bela defesa. O primeiro tempo terminou com os donos da casa na frente.
Sabendo que só dependia dele a classificação naquele momento, o América voltou um pouco mais concentrado para a segunda etapa, mas ainda cometendo os mesmos erros nas finalizações. Buscando sair com a vitória, Mancini fez algumas substituições no decorrer do segundo tempo: Danilo Avelar, Varanda, Aloísio e Juninho entraram no lugar de Mateus Henrique, Everaldo, Mastriani e Benitez.
Aos 23 minutos, Marlon arriscou de longe, mas o goleiro do time Uruguaio defendeu sem dificuldade. Aos 29’, Varanda avançou pela direita e finalizou cruzado, mas a bola desviou e foi pela linha de fundo. Quando o torcedor americano já estava perdendo as esperanças, em uma cobrança de escanteio, Martinez mandou a bola na entrada da pequena área para Danilo Avelar cabecear e deixar tudo igual.
Logo em seguida, o América teve outra chance em um escanteio, mas dessa vez Danilo Avelar não conseguiu alcançar. No fim do jogo, aos 42 minutos, a bola sobrou para Juninho que empurrou para as redes com a cabeça e marcou o segundo do América. Nos acréscimos, o Peñarol quase empatou, mas o América conseguiu segurar o resultado e sair com a vitória e a tão sonhada classificação.
Sem muito tempo para comemorar, neste domingo (2), o América enfrenta o Atlético-MG às 16h, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, em busca de sair da zona de rebaixamento. Uma vitória no clássico seria super importante para o Coelho na competição.
Por Sara Leite
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.