FIM DO TABU DE 35 ANOS 


O Esquadrão de Aço vence o Palmeiras por 1 a 0 e quebra Tabu

Em partida válida pela 11ª rodada do campeonato Brasileiro série A de 2023, o Tricolor enfrentou o Palmeiras na Arena Fonte Nova nesta quarta-feira (21). O Time Baiano conseguiu o triunfo nos acréscimos e bateu um tabu de 35 anos. Desde 1988, ano que conquistou o título nacional, o Bahia não vencia o Palmeiras como mandante. 

Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Alviverde buscava uma conquista para alcançar a liderança do campeonato, já que iniciou a rodada como vice-líder, e o time da casa, não vencia há sete jogos, com 6 empates e 1 derrota. Contrariando todas as estatísticas, o Bahia venceu o Palmeiras – essa foi a primeira derrota do Verdão na competição. Até então o time visitante era o único invicto no campeonato.

PRIMEIRO TEMPO

A etapa inicial começou com os donos da casa tentando impor o seu jogo. O Tricolor Baiano gerou um bom volume de jogo nos minutos inicias, contudo não conseguiu acertar o pé para finalizar a gol. Já o Palmeiras começou estudando o adversário, aguardando uma oportunidade de matar o jogo em velocidade. Com o desenrolar do primeiro tempo, o Porco começou a impor um volume mais pesado pelas laterais tentando fazer ligações rápidas. 

O Time visitante teve oportunidade de sair na frente e aplicar a “lei do ex” com Zé Rafael e Artur, mas ambos desperdiçaram.  Zé mandou uma bomba que foi quase no ângulo; já o baixinho Arturzinho, saiu na frente da defesa Tricolor, mas Marcos Felipe pulou para defender, a bola escapou, resvalou no travessão e quase entrou, mas o goleiro defendeu o chute rasteiro em cima da linha. 

O lance gerou bastante polêmica e foi revisado pelo VAR. A reclamação foi que a bola teria entrado, mas após revisão foi constatado que a redonda não ultrapassou por completo a linha. 

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com o Porco criando mais, mas parando nas mãos do goleiro Marcos Felipe,que fez uma bela partida. Logo no início dentro da grande área, Dudu mandou uma bomba a queima roupa e o arqueiro Tricolor, “como um gato”, defendeu.

O jogo continuou bem jogado. Kayky, por muito pouco, não abriu o placar para o Bahia, mas o chute foi desviado. A jogada foi bem construída e ficaram 5 jogadores do time baiano contra três do paulista. 

O jogo mudou foi nos acréscimos. Com a entrada de Everaldo, a defesa do Palmeiras ficou mais recuada na marcação e o time do Bahia foi empurrando o Verdão. Nos minutinhos finais, a arbitragem deu mais 6 minutos complementares e foi aos 48 minutos do segundo tempo que tudo mudou. 

Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia

Cauly roubou a bola do adversário e fez a fila, passando por três marcadores e tocando para Danielzinho chutar para o gol da direita para a esquerda. Lomba (também ex Bahia) defendeu e deixou um rebote para a esquerda, onde Thaciano estava muito bem posicionado para encher o pé para marcar o gol do triunfo. Bahia 1×0 Palmeiras. 

Com esse Triunfo com T maiúsculo, o Bahia subiu duas posições na tabela se afastando mais da zona da degola. O Esquadrão de Aço aparece agora em 14° na tabela com 12 pontos. Já o Palmeiras com essa derrota, segue vice-líder, com 22 pontos na tabela. 

PRÓXIMOS JOGOS 

Os times voltam a jogar pelo Brasileiro em jogos válidos pela 12ª rodada. O Bahia volta a campo novamente, fora casa, dessa vez, contra o Fluminense, no sábado, às 18h30, no Maracanã. Já o Palmeiras, volta a jogar no dia seguinte, no domingo, às 16h, o Porco recebe em casa no Allianz Parque, o Botafogo. 

Por Suzane Pinheiro 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.  


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se