Pela primeira vez, as Cabulosas tem chance de classificação e seguir no Brasileirão A1
Pela primeira vez na recente história de sua categoria feminina, o Cruzeiro terá a chance de terminar a primeira fase, do Campeonato Brasileiro Série A1, entre as oito equipes que se classificam para a fase de grupos da competição e o melhor, depende apenas de si.
Para isso, basta as Cabulosas venceram o Real Brasília, no duelo desta segunda-feira (12), às 15h, no estádio Defelê, em Brasília-DF. É a última rodada antes das quartas de final e também antes da parada para a Copa do Mundo de futebol feminino.
As Cabulosas poderiam ter garantido a vaga no G-8 rodada passada, mas empataram por 1 a 1 com a Ferroviária, deixando a emoção da classificação (ou não) para o último jogo.
A campanha Celeste não é a melhor, mas suficiente. Em um dos jogos das Cabulosas, Ronaldo, dono da SAF cruzeirense, afirmou que o grande objetivo desse ano seria justamente ficar entre os oito primeiros clubes, mas o título seria um projeto para o futuro. Que seja, o importante é fazer história!
A Raposa ocupa a oitava colocação com 21 pontos conquistados, em seis vitórias e três empates. A equipe perdeu 5 duelos e em alguns poderia ter vencido, como por exemplo, no jogo de estreia contra o Grêmio, em que as Cabulosas ganhavam por 1 a 0 até os 47’ da etapa complementar. No confronto contra o São Paulo, as mineiras construíram a vantagem de dois gols, mas cederam o empate, também no segundo tempo.
O Real Brasília não tem chance de classificar, mas tem chance de rebaixamento. Atualmente ocupa a 11ª colocação com 16 pontos. A equipe da capital do país venceu 5 duelos, empatou 1 e perdeu oito.
Assim como a Raposa, a equipe das Leoas do Planalto começou seu projeto de futebol feminino em 2019. O acesso à Série A1 de 2021 se deu através do título de campeão do Distrito Federal do ano anterior.
Em 2021, terminaram a primeira fase da competição em 10º lugar, uma posição à frente das Cabulosas. Nesse ano, o encontro de mineiras e brasilienses aconteceu logo na primeira rodada e terminou no empate por 1 a 1.
Ano passado, em 2022, as Leoas fizeram excelente campanha e terminaram na 5ª colocação. Nas quartas de final enfrentaram o Corinthians e perderam os dois duelos. Ainda na primeira fase da competição, enfrentaram o Cruzeiro na 11ª rodada e venceram por 1 a 0.
Portanto, o jogo de segunda-feira será o terceiro encontro entre as equipes. Caso o Cruzeiro vença, será seu primeiro triunfo sobre o Real. As atletas celestes tem total condição de vencerem, mas não podem entrar em campo afoitas ou ansiosas. Manter o foco é fundamental, pois futebol as cruzeirenses já mostraram que tem.
Boa sorte, Cabulosas!
FICHA TÉCNICA
Real Brasília x Cruzeiro
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro feminino série A1
Local: Estádio Defelê – Brasília, DF
Data: 12/06/22
Hora: 15h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.