Esquadrão supera o Santos nos pênaltis
O Tricolor enfrentou o Santos em casa nesta quarta-feira (31). A partida foi válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023 (jogo de volta).
O time baiano empatou com o Peixe no jogo de ida em Santos e trouxe a decisão para casa. No tempo regulamentar, o Bahia vencia seu adversário por 1×0, e nos acréscimos da partida saiu o gol do adversário, que levou a decisão para os pênaltis. Foi nesse momento que o goleiro do Esquadrão Marcos Felipe brilhou e defendeu duas penalidades, encerrando em Bahia (4) 1X1 (3) Santos.
O jogo foi bem disputado desde o início, sem muitos movimentos ofensivos e sim estudo. O Bahia se apresentou melhor defensivamente na maioria das vezes que sofreu perigo, mas o ataque do Tricolor demorou a encaixar. Já o Peixe tentou armar seu jogo em contra-ataques.
Quem balançou a rede para o Bahia foi Cauly, aos 69 minutos. Tudo começou em um lance na linha lateral direita do ataque do Bahia, onde Everaldo dividiu uma bola com Rodrigo Fernández, evitando a saída, e cruzou para Ademir. O atacante cabeceou, mas o goleiro do Santos fez uma grande defesa. Foi então que na sobra, Cauly dominou e, da meia-lua, não deu chances para o goleiro.
Tudo indicava que o Bahia sairia vencedor no tempo regulamentar, já que vencia por 1 a 0 e sua torcida fazia um show à parte dando apoio ao clube, foi quando no apagar das luzes veio um balde de água fria, o empate do Peixe. Quem deixou tudo igual já nos acréscimos foi Mezenga.
Nos minutos finais, vimos um Santos jogando no tudo ou nada e aparecendo com consistência no ataque, e um Bahia que estava administrando bem o resultado e se arriscando menos, foi quando em um lance de escanteio nasceu o gol de empate do time visitante.
Como só um podia continuar na competição, a decisão foi para as penalidades. Foi aí que o 12º jogador apareceu: a torcida do Esquadrão de Aço não parou de dar força para seu time e seguiu agitando as cobranças de pênaltis e pressionando os atletas cobradores do lado adversário.
Cobrança de pênaltis
As duas equipes acertaram as suas primeiras cobranças, até que apareceu o goleiro do Bahia para brilhar. Marcos Felipe defendeu a cobrança de Camacho, a quarta do Santos. Em seguida, os donos da casa tiveram a chance de fechar o confronto, mas Ademir desperdiçou a quinta do Bahia.
Foi aí que mais uma vez brilhou a estrela de Marcos Felipe. O goleiro fez sua segunda defesa na série, parando Mezenga, o autor do gol de empate do tempo regulamentar, cravando a classificação do Esquadrão de Aço.
Com esse triunfo, o Tricolor Baiano seguiu para as quartas de final da Copa do Brasil e o Santos foi desclassificado. O Bahia levou mais uma bolada para seus cofres com o avanço de fase. O adversário do time baiano na próxima fase será conhecido por meio de sorteio feito pela CBF.
O Bahia volta a campo no próximo sábado (3), quando enfrenta o Fortaleza, fora de casa, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 21h, o Santos recebe o Internacional na Vila Belmiro. Ambos os jogos serão válidos pela 9ª rodada do Brasileirão.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 01/06/2023
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.