Em momentos distintos, mineiras e paranaenses se enfrentam pela Série A1
O Cruzeiro enfrenta o Athletico-PR, no sábado (27), às 15h, no Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi, conhecido como CAT do Caju, em Curitiba. A partida é válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1.
As Cabulosas começaram a rodada na oitava posição na tabela, mas já na quinta-feira (25) perderam posição. O Cruzeiro tem 17 pontos em 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Dependendo apenas de si, o Maior de Minas quer se classificar no G-8 e seguir para as quartas de final da competição.
Já o Athletico é o 14º colocado, com apenas 10 pontos, sendo 9 derrotas e três vitórias. Faltando apenas três jogos para o fim da primeira fase da competição, a equipe paranaense ainda tem chance de escapar do rebaixamento.
O Cruzeiro vem de uma importante vitória sobre o Flamengo. As Cabulosas venceram merecidamente por 3 a 1, num jogo em que dominaram os 90 minutos. Já as athleticanas perderam para o São Paulo por 3 a 0.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Com a exigência da CONMEBOL e da CBF para que os clubes tivessem equipes femininas, em 2019, o Cruzeiro criou a categoria que jogou o Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. Disputou a final contra o São Paulo, mas perdeu, porém, conseguiu o acesso à Série A1.
O Athletico, assim como outros clubes, fez uma parceria com uma equipe já existente. Em 2018, o Furacão se uniu ao Foz Cataratas, mas o contrato terminou no final de 2019.
Em 2020, o clube do sul do país anunciou que teria seu próprio time femino. Em 2022, jogando o Brasileiro Série A2, as gurias do Furacão chegaram à final contra o Ceará, perderam, mas conquistaram o direito de jogar a Série A1 em 2023.
Apesar de serem criadas praticamente ao mesmo tempo, as equipes mineira e paranaense nunca se enfrentaram. Em momentos distintos a vitória fará a diferença. O Cruzeiro quer se classificar entre as oito primeiras equipes para seguir na segunda fase da competição e o Athletico precisa ganhar para tentar evitar voltar à Série A2.
FICHA TÉCNICA
Athletico x Cruzeiro
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1
Local: CAT do Caju
Data: 28/05/22
Hora: 15h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.