Furacão recebe o Coritiba em casa, em busca de mais uma vitória no campeonato

É dia de clássico em Curitiba. É dia de Athletiba no Brasileirão. A capital do Paraná vai ferver no duelo que contará com a presença das duas torcidas. Neste domingo (14), o Athletico encara o Coritiba na Arena da Baixada, às 18h30. O jogo válido pela 6ª rodada terá transmissão da Cazé TV, Rede Furacão e TNT Sports.
O Rubro-negro chega com moral para o clássico e promete entrar com pé direito para manter a sequência de vitórias. A grande fase paira sob o CT do Caju após as vitórias contra o Flamengo por 2×1 em casa e a quebra de um tabu histórico contra o Internacional na última quarta-feira (10), no Beira-Rio.
Além dos bons resultados no Brasileirão, o time é líder do grupo G na Libertadores e também conta com um ótimo desempenho de vários jogadores da equipe. Christian, que quase foi vendido para o Bahia no início do ano, se firmou no time e vem sendo muito importante em vários confrontos. Bento, Fernandinho, Erick, Alex Santana, Terans e Vitor Roque também merecem menção.
Mesmo com uma sequência positiva, a semana do Furacão foi muito turbulenta em razão de acontecimentos extra-campo. A operação Penalidade Máxima mexeu com os bastidores de vários clubes da Série A e B e o Athletico foi um deles. Pedrinho e Bryan Garcia foram denunciados por manipulação de resultados em jogos e foram afastados pelo clube. O afastamento virou desligamento nesta última sexta-feira (12), após anúncio oficial nas redes. Apesar do triste caso, a decisão final já foi tomada e agora é hora de seguir em frente.
A grande questão que muitos torcedores se perguntam é: qual será o time que Paulo Turra irá escalar? Ficou claro observando as últimas partidas que o Athletico não consegue jogar o primeiro tempo e após substituições corretas do treinador gaúcho no intervalo, a equipe volta com fome de bola e se transforma completamente. Foi o que aconteceu contra o Internacional, Flamengo, Libertad e CRB.
Turra costuma errar na escalação, mas ajusta com as substituições e faz o time crescer e sair com a vitória. Num mundo ideal, o Athletico tem elenco suficiente para jogar bem os dois tempos e já sair com o resultado logo na primeira etapa. Mas talvez seja uma “estratégia” abdicar do primeiro tempo… bom, não sabemos. Se for estratégia ou não, está dando certo, ao menos por enquanto.

Mesmo com um histórico de desempenho melhor no segundo tempo, pensando no Athletiba, é preciso entrar com força total no confronto e com um time ofensivo. O Rubro-negro tem que aproveitar os desfalques do rival e a má fase que vive, para mostrar quem é o dono do Estado.
Rômulo e Cittadini estão lesionados e fora do clássico. O possível time que veremos no Caldeirão é: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Fernandinho, Erick, Christian e Terans; Pablo e Vitor Roque.
O Coritiba vive um momento completo oposto do seu rival. Vice-lanterna do Brasileirão com apenas 2 pontos, o time amarga derrotas e um futebol difícil de assistir. Na última rodada, empatou em 1×1 com o Vasco em casa e agora tenta se reerguer no Athletiba.
A equipe também sofreu com a operação Penalidade Máxima, que atingiu um dos principais, se não, o principal jogador da equipe: Alef Manga. O atacante está afastado do restante da equipe e não jogará o confronto, assim como Trindade, também denunciado na operação. Thiago Dombroski lesionado é outro desfalque.
Com tantas dores de cabeça, a provável escalação do Coxa para o clássico será: Gabriel; Natanael, Bruno Viana, Henrique e Victor Luís; Jamerson, William Farias, Bruno Gomes, Kaio e Boschilia; Rodrigo Pinho.
Quem apita a partida é o árbitro paulista Flávio Rodrigues e na cabine do VAR teremos Rodrigo Guarizo.
Nos últimos 10 clássicos pelo Brasileirão, na Arena da Baixada, o Athletico venceu 6 vezes e não perdeu nenhuma. Foram 13 gols marcados e 5 sofridos. Freguesia que chama?! O Rubro-negro é favorito para o duelo, porque além de viver boa fase, contará com a força da sua torcida que estremecerá o Caldeirão. Já o Coxa tem a chance de retomar o caminho das vitórias no importante clássico e terá o apoio dos torcedores, que após 5 clássicos, voltará a receber duas torcidas.
Esperamos um grande jogo do nosso Athletico para mostrar quem é o maior do Estado e que a capital tem dono e este dono veste rubro-negro. Vamos com garra e com raça Furacão!
Vamos, oh meu Furacão. Quero lutar por mais essa taça. Vamos Rubro-negro, com garra e com raça!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.