Após diputarem juntos a Série B, mineiros e gauchos se enfrentam pela maior competição do país
Cruzeiro e Grêmio se enfrentarão neste sábado (20), às 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A. As duas equipes voltaram à elite do futebol brasileiro este ano. A Raposa se sagrou a campeã da Série B com 78 pontos e o Tricolor gaúcho foi o vice-campeão, com 68 pontos. A volta à elite do futebol nacional é muito importante para ambas as equipes que querem garantir pontos do início da competição.
Pela Segundona do ano passado, as equipes se encontraram na sexta e na vigésima quinta rodada. No primeiro turno os mineiros venceram por 1 a 0 e no returno, empate por 2 a 2. Já pela série A, os últimos confrontos aconteceram obviamente em 2019, ano da queda do Cruzeiro. Na 18ª rodada os gremistaram vencerem por 4 a 1 e na 37ª, para o desespero celeste, os gaúchos também venceram por 2 a 0.
Se existe mesmo a lei do ex no futebol, o Cruzeiro precisa ficar de olhos aberto, pois no elenco gaúcho 4 velhos conhecidos da torcida Celete poderão entrar e campo, isso sem contar com o técnico tricolor Renato Portaluppi, que também vestiu a camisa azul celeste em 1992.
O volante Lucas Silva foi revelado pelo Cabuloso, disputou quase 200 jogos pela equipe em suas duas passagens (2012 a 2015 e 2017 a 2019). Ganhou muitos títulos pelo pela equipe mineira: Brasileiros de 2013 e 2014, Copa do Brasil de 2017 e 2018, além de alguns campeonatos estaduais.
O atacante Diego Souza teve rápida passagem pela Toca em 2013, apensar de atuar em apenas 25 jogos pelo clube, acabou participando da conquista do tricampeonato no Brasileiro daquele ano.
O lateral-esquerdo Diogo Barbosa permaneceu em Minas Gerais apenas em 2017 e deixou saudade. O atleta foi fundamental para o título da Copa do Brasil e foi vendido ao final da temporada ao Palmeiras. Outro atacante é Jhonata Robert, ele vestiu a camisa azul celeste apenas 7 vezes em 2020. O jogador chegou por empréstimo pelo próprio Grêmio, mas após início da pandemia de COVID-19, o clube gaúcho pediu o seu retorno.
Deixando o passado um pouco de lado e focando no presente, na primeira rodada da do Brasileirão Série A, o Maior de Minas começou perdendo por 2 a 1 para o Corinthians e ocupa a 13ª posição, sem pontuar. Do outro lado, os gremistas venceram o Santos por 1 a 0, ocupam a 9ª colocação, com 3 pontos.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 2 x 1 Cruzeiro
Motivo: 2ª rodada Campeonato Brasileiro Série A 2023
Local: Arena Independência- BH/MG
Data: 20/04/2023
Hora:21h
Por Sam Bella, setorista do Cruzeiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo