Presidente e técnico foram substituídos. Elenco quase todo renovado. Inicio de uma nova era Bugrina?
Depois de um final conturbado do Campeonato Paulista 2023, o Guarani entra em campo pela primeira rodada da Série B do Brasileirão 2023 na noite desta sexta-feira (14). O jogo contra o Avaí acontecerá no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, as 19h.
O encerramento do Paulistão foi contado ponto a ponto na luta contra o rebaixamento. Durante o Estadual, o Bugre perdeu o técnico Mozart dos Santos, que comandou a equipe desde o final 2022. O treinador do time sub-20, Moisés Moura, assumiu, interinamente até que o novo professor fosse nomeado. Depois das eleições para o novo Conselho Administrativo, onde o presidente eleito foi André Marconatto, o novo comandante nomeado foi Bruno Pivetti. Pivetti e seu auxiliar Ricardo Pagani foram contratados até novembro de 2023. O treinador tem 39 anos, iniciou a carreira no time baiano do Vitória sua última passagem foi pelo Villa Nova.
Para a estréia no Brasileirão, o Bugre conta com algumas saídas. O goleiro Maurício Kozlinski, que foi para o Fortaleza; o zagueiro Luciano Castán, se transferiu para o Cruzeiro; Lucas Marques, lateral-direito, para o Remo; Leandro Vilela, volante, para o Mirassol; Richard Ríos, volante foi para o Palmeiras; Yago Henrique também volante, para o CSA; o meia Giovanni Augusto para o Vitória; os atacantes Bruno Michel, que rescindiu o contrato e Jenison que foi para o Novorizontino.
As chegadas foram compostas por: goleiro Pegorari (Juventude), o zagueiro Walber (vem do ABC, mas já teve uma passagem pelo time bugrino); na lateral esquerda Diego Porfírio (Coritiba); os volantes Lucas Araújo (Bahia) e Matheus Bueno (Gil Vicente); os atacantes João Victor (Portuguesa) e Lucas Silva do Avaí. A contratação de destaque fica com o meio-campista Régis, que vem por empréstimo do time do Coritiba e teve uma passagem memorável por Campinas.
O meia usa a camisa de numero 78 em homenagem ao ano do título do único campeão brasileiro do interior. Régis tem 30 anos e estava no Coritiba desde 2021. Revelado pelo São Paulo, tem passagens por Paulista, Chapecoense, Sport, Palmeiras, Bahia, Corinthians e Cruzeiro. Em sua passagem pelo Guarani, além de fazer gol em Derbi, foi importante na briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro 2021, terminando a competição em sexto lugar com 60 pontos, apenas quatro a menos do que o Avaí, que fechou o G-4.
O anuncio feito nesta quarta-feira teve menções ate sobre “Messi Careca” em alusão ao craque argentino.
“É um prazer enorme vestir essa camisa novamente e voltar a um lugar onde fui muito feliz. Chega para somar, pois será um ano bastante competitivo. Me coloco à disposição do professor para o que for preciso”, disse também em entrevista coletiva que jogo após jogo, mantendo os pés no chão, tem o objetivo de buscar o acesso à elite do futebol Brasileiro, já que não foi possível em 2021.
As equipes se enfretaram em 15 partidas. O Guarani foi vitorioso em 6 delas. 3 partidas terminaram empatadas e 6 contendas, o Avaí ganhou. O time Bugrino fez 16 gols contra 22 sofridos.
Uma possível escalação: Tony se mantem no gol; na zaga ficam os jogadores Diogo Matheus, Lucão, Alan Santos e Mayk; o volante Matheus Barbosa; o meia Wenderson e os atacantes Bruninho e Neilton, Bruno José e Bruno Mendes.
Foi dada a largada para um dos campeonatos mais importantes do ano. Mudaram conselho administrativo, equipe técnica e jogadores. Tomara que a mudança seja geral e evolutiva.
*na vitória ou na derrota HOJE E SEMPRE GUARANI!!
Letícia Carnielli
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo