Rubro-Negro foi goleado pelo Fluminense e ficou com a vice-liderança do estadual
O Flamengo desperdiçou a vantagem de 2 a 0 conquistada no jogo de ida, e foi derrotado pelo Fluminense pelo placar de 4 a 1 (4 a 3 no agregado), na tarde deste domingo (9), no Maracanã, ficando com a vice-liderança do Campeonato Carioca. Germán Cano (2x), Marcelo e Alexsander marcaram os gols da goleada para o Tricolor. Ayrton Lucas descontou para o Rubro-Negro nos acréscimos.
O domingo de Páscoa não terminou como o torcedor Rubro-Negro esperava. Com péssima atuação dentro de campo, o time da Gávea deixou de conquistar apenas mais um dos quatro campeonatos que disputou na temporada de 2023. Inconformados com a situação, a torcida do Flamengo começou a protestar nas arquibancadas, com gritos de “time sem vergonha”, além de hostilizar o treinador Vítor Pereira.
O Jogo
Apesar de estar completamente perdido em campo, o Flamengo conseguiu segurar a vantagem de 2 a 0 até aos 26 minutos, quando Marcelo fez boa jogada e arriscou de fora da área, diminuindo a vantagem para o Fluminense. Sem conseguir se reestruturar, o Rubro-Negro sofreu outro golpe quatro minutos mais tarde, com gol de Germán Cano, deixando tudo igual no agregado.
Aos 6′ da segunda etapa, o árbitro precisou recorrer ao VAR, para revisar uma penalidade a favor do Tricolor, em um lance dentro da área, em que Fabrício Bruno desviou a bola com o braço. Após marcar pênalti, Cano cobrou e Santos defendeu, mas no rebote, o argentino não desperdiçou e colocou o Fluminense na frente.
Sem conseguir reagir, o Flamengo viu a final da decisão virar goleada, com gol de Alexsander, aos 20′, após sobra na área. Na tentativa de reverter a situação, Vítor Pereira, que já tinha feito duas substituições, tirou Thiago Maia, Everton Cebolinha e Fabrício Bruno, para a entrada de Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Filipe Luís, mas sem sucesso.
Foi apenas no fim dos acréscimos, que Ayrton Lucas conseguiu descontar para o Flamengo. Fim de jogo no Maracanã. O Fluminense venceu o Flamengo por 4 a 3 no agregado e conquistou o título carioca da temporada de 2023.
Foi uma final humilhante e vexatória para torcedores, jogadores, clube e diretoria Rubro-Negra. Com erros constantes, que vêm se repetindo há quatro meses, fica nítido que algo precisa ser feito e de forma urgente.
O próximo compromisso do Flamengo acontece pela Copa do Brasil, onde fará sua estreia na competição contra o Maringá-PR. O duelo, válido pela terceira rodada, acontece na quinta-feira (13), às 20h, no Estádio Willie Davids, no Paraná.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.