E virou! Neste domingo de Páscoa, o Palmeiras deu um chocolate no Água Santa por 4×0 e faturou o bicampeonato Paulista, com gols de Gabriel Menino (2x), Endrick e López. Este é o 25º título Estadual do Verdão.
No Allianz Parque, o Verdão reverteu a derrota por 2×1 sofrida no jogo de ida, na Arena Barueri. Mais uma vez, Abel Ferreira tinha um plano e os jogadores, em campo, apoiados pelos mais de 41 mil torcedores presentes no estádio, souberam executá-lo perfeitamente.
O Palmeiras entrou em campo sabendo claramente o que devia fazer e repetiu o cenário de 2022, quando também estava atrás no placar na decisão.
Dudu, que foi um dos personagens da final, fez boa jogada logo aos 3 minutos e encontrou Murilo, que cabeceou por cima do gol de Ygor Vinhas. Quatro minutos depois, o camisa 7 chutou cruzado e viu o goleiro defender. No rebote, Murilo novamente parou no goleiro.
Aos 9’, foi quando o Água Santa teve sua melhor chance. Gabriel Inocêncio arriscou de fora da área e Weverton fez grande defesa. Com 15 minutos no relógio, Gabriel Menino voltou a brilhar nas finais e abriu o placar. O camisa 25 cobrou falta em cima da barreira, e em seguida chutou forte para estufar a rede.
Mantendo o ímpeto, o Alviverde ampliou cerca de dez minutos depois, mais uma vez com Menino. Após bela jogada de Dudu, que driblou a defesa do Água Santa, Menino cabeceou ao gol. Antes de terminar o primeiro tempo, o Verdão fez o terceiro aos 33’: Gabriel Menino tocou para Rony, que chutou cruzado e viu Ygor fazer a defesa. No rebote, Endrick aproveitou a chance e ampliou, colocando uma folga maior no placar.
O segundo tempo foi mais tranquilo, já que o Verdão precisava apenas administrar. Dando oportunidade a Flaco López pelo segundo jogo seguido, Abel Ferreira fez sua estrela brilhar, já que o atacante fez o quarto gol, fechando o resultado.
Em contra-ataque, Rony tocou para López, que limpou a marcação e finalizou ao gol. Antes de balançar a rede, a bola ainda tocou em Didi. Na reta final, Fabinho deixou Rony na cara do gol, mas o camisa 10 desperdiçou.
Com esse título, Abel Ferreira tornou-se o treinador estrangeiro com mais conquistas no futebol brasileiro. Além disso, na história do Palmeiras, o português igualou a marca de Luxemburgo, como segundo treinador com mais títulos pelo clube, com oito. Ambos estão atrás apenas de Oswaldo Brandão, com 10.
O Verdão retorna a campo nesta quarta-feira (12), quando enfrenta o Tombense, às 21h30, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Por Victória Amorim
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.