Demorou, mas infelizmente chegou a primeira derrota do ano em um momento totalmente errado. Neste domingo (2), o Palmeiras saiu atrás na decisão do Campeonato Paulista ao ser derrotado por 2×1 pelo Água Santa, na Arena Barueri.
Os gols dos mandantes foram marcados por Bruno Mezenga, enquanto Endrick fez para o Verdão.
Antes da bola rolar, o favoritismo era todo do Palmeiras, merecidamente. Uma equipe que estava na final pelo quarto ano consecutivo e buscando o bicampeonato do Estadual. Além disso, tinha a chance de permanecer invicto.
Conforme o esperado, o Palmeiras começou bem a partida e logo teve chance de abrir o placar aos 4 minutos em uma tentativa de Dudu, que viu Ygor Vinhas defender. Pouco depois, Breno Lopes – que foi o escolhido para ser titular no ataque palmeirense – assustou a defesa do time de Diadema e levou bastante perigo com uma finalização no canto.
Aos 20, Gabriel Menino podia deixar dois companheiros na cara do gol, com chance de abrir o placar, mas preferiu chutar e viu o goleiro defender. Após alguns minutos, o Netuno se sentiu mais a vontade e também foi atrás de jogo.
Até que aos 43, Bruno Mezenga colocou o Água Santa na frente, com um gol dr cabeça, após cobrança de escanteio. No lance anterior, Zé Rafael, que fez um jogo para ser esquecido, perdeu a posse e deu a Lucas Tocantins boa oportunidade de marcar, mas Marcos Rocha interceptou, o que ocasionou k lance do gol.
Na segunda etapa, Abel Ferreira voltou a dar chance para o garoto Endrick, que marcou o gol de empate aos 7 minutos. Raphael Veiga cobrou escanteio na área, Zé Rafael ajeitou e o camisa 16 completou ao gol. Apesar do cenário geral ruim, a partida serviu para Endrick voltar a ganhar chance e confiança.
Por volta dos 20, quase que o adversário sai na frente novamente. Primeiro, Weverton espalmou o chute de Mezenga e depois viu a tentativa de Lucas Tocantins acertar a trave esquerda.
Com dificuldades para jogar e muitos erros individuais, o Palmeiras não teve mais tantas chances claras, embora tenha levado perigo em alguns momentos. Nos acréscimos, o Verdão viu a derrota chegar depois de um erro de inversão de Marcos Rocha.
O lateral tentou sair com Vanderlan, mas Patrick Allan antecipou, recuperou a posse e encontrou Bruno Mezenga, que chutou na saída de Weverton, e fez 2×1, aos 46 minutos.
O cenário, porém, apesar de lamentável, para os torcedores palmeirenses, não é tão desconhecido assim. Na temporada anterior, o Alviverde sofreu da mesma forma, perdendo o primeiro jogo da final e depois viria a levantar a taça em sua casa, na volta.
O duelo de volta acontece no próximo domingo, dia 9 de abril, às 16h, no Allianz Parque. Antes, o Verdão estreia na Libertadores, na quarta-feira (5), contra o Bolívar, às 21h30, no Estádio Hernando Siles, na Bolívia.
Por Victória Amorim
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.