Com o fim da data FIFA, Arsenal retorna a campo neste sábado onde recebe o Leeds
Alguns tiveram uns dias de descanso, outros foram representar suas seleções… mas agora a data FIFA acabou e é foco total na reta final da temporada europeia. Neste sábado (01), o Arsenal encara o Leeds às 11h (horário de Brasília) no Emirates Stadium. A partida é válida pela 29ª rodada da Premier League e terá transmissão da ESPN e Star+.
O último jogo dos Gunners antes da parada para a data FIFA foi de encher os olhos e contou com a quebra de um tabu. A equipe de Arteta desfilou em campo e venceu o Crystal Palace com autoridade em casa. Isso não acontecia desde a temporada de 16/17, ainda no comando de Arsene Wenger. Embalados por esta vitória, o time pretende vir forte novamente e continuar a sequência de bons resultados, mesmo tendo um desfalque importantíssimo.
William Saliba, zagueiro titular ao lado de Gabriel Magalhães, está fora do confronto deste sábado. O francês está com uma lesão séria nas costas e sem previsão de retorno. O jovem é o dono da posição e sem ele, os Gunners perdem muito defensivamente. Rob Holding, que já jogou contra o Palace, deve substituí-lo. Thomas Partey e Kieran Tierney, que sofreram com pequenas lesões em suas seleções, chegaram a preocupar os torcedores com uma possível ausência, mas treinaram normalmente com o restante do time na última quinta-feira (30), quando retomaram os trabalhos.
Sem a Europa League para dividir atenção, Arteta deve ir com força total. Com isso, o time que provavelmente veremos em campo é: Ramsdale; White, Holding, Magalhães, Zinchenko; Partey, Xhaka, Odeegard; Saka, Martinelli e Jesus. Há a possibilidade de Trossard iniciar a partida e o brasileiro, dono da camisa 9, entrar no decorrer do duelo.
O Leeds vive uma situação completamente oposta à do seu rival. Lutando rodada por rodada contra o rebaixamento, o time respirou um pouco mais “aliviado” após uma grande vitória contra o Wolves por 4×2 fora de casa. Este resultado ajudou os The Whites a se manterem fora da degola, com 2 pontos acima do West Ham, o primeiro time do Z3. Garantir uma vitória contra o atual líder do campeonato inglês, não serviria apenas para encher a moral da equipe, mas também para afastar ainda mais o “fantasma” da queda.
O treinador Lopetegui também terá alguns desfalques para o confronto. Tyler Adams, Maximilian Wöber e Wilfried Gnonto estão lesionados e não viajam com o restante do elenco para Londres. Um possível time titular é: Meslier; Ayling, Koch, Cooper, Firpo; McKennie, Aaronson, Roca; Summerville, Harrison e Bamford.
Os dois times tiveram a oportunidade de se enfrentar em 126 jogos. Destes, 52 foram vitórias do canhão de Londres e 41 do Leeds. Um dado importante e curioso é que o Arsenal não perde para o Leeds desde 2003… o tabu será mantido ou teremos uma vingança do time de Yorkshire?
É claro que pelo retrospecto dos times e a campanha de ambos nesta Premier League, o Arsenal é o franco favorito para o confronto. Entretanto, a ausência de Saliba é um fator que pode pesar para a equipe e que requer maior atenção. Holding não é um zagueiro confiável e não tem a habilidade do francês. Além disso, o time também não é o mesmo sem ele em campo. O que resta é torcer para que o desempenho seja o mesmo contra o Crystal Palace e assim trazer mais 3 pontos!
O treinador Arteta comentou sobre a reta final do campeonato e os 10 jogos restantes para o time do Norte de Londres:
“Agora é aproveitar a última parte da temporada, com entusiasmo, energia e muita vontade de continuar a fazer o que tem que ser feito e, se possível, ainda melhor.
Acho que temos pessoas muito boas e jogadores muito bons. Eles são curiosos e o tempo todo buscam melhorar, aprender e ser melhores. É uma alegria trabalhar com este grupo.”
VALE FICAR DE OLHO: Cria de Hale End e um dos principais nomes da temporada, Saka chega muito forte para o confronto. O inglês no último jogo do campeonato marcou 2 gols e deu 1 assistência e no duelo contra a Ucrânia pela seleção inglesa marcou um golaço e serviu Harry Kane para balançar as redes. No Leeds, Harrison também vem embalado. O jovem marcou no confronto contra o Wolves e vem de 6 assistências na Premier League.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.