Mesmo vencendo, Bahia se despede da competição
Nesta quarta-feira (22), o Bahia encerrou sua participação oficial na Copa do Nordeste. Já eliminado, o Tricolor jogou contra o CRB apenas para cumprir tabela e venceu por 3 a 0.
| O jogo
Diante de aproximadamente 5 mil torcedores, a equipe baiana já não tinha chances de classificação, mas mesmo assim, Paiva entrou com a equipe titular: Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Kanu, Rezende, André, Acevedo, Yago, Chavéz, Cauly, Biel e Everaldo. Como a equipe disputará a primeira partida da final do Baiano neste domingo (26), o professor utilizou o duelo como uma preparação extra dos atletas para a decisão.
O inacreditável aconteceu: o Esquadrão abriu o marcador logo aos 2’, após um lançamento de Biel, Chavéz enganou o goleiro e chutou direto para o fundo das redes. Com o gol, a equipe melhorou seu desempenho em campo e pressionou os visitantes. Quase Chavéz marcou o seu segundo gol aos 13’, mas o goleiro defendeu à queima roupa.
O CRB só conseguiu chegar com perigo aos 18’. Depois de um vacilo da zaga, o goleiro Tricolor conseguiu impedir a finalização de Anselmo Ramon. Em mais uma chegada com qualidade do Tricolor, Everaldo e Biel trabalharam bem a bola, tocou para Chavéz, que cruzou para Cauly livre, mas chutou em cima do goleiro do CRB.
Os donos da casa seguiram pressionando os alvirrubros, até que em mais uma construção ofensiva de Cauly pela esquerda, a bola tocou no braço do zagueiro e o árbitro marcou pênalti imediatamente. Com uma cobrança rasteira bem batida, Everaldo ampliou para o Tricolor.
O Esquadrão voltou para o segundo com todo gás e quase ampliou o marcador em dois lances com Yago Felipe. A primeira finalização foi desviada pelo zagueiro e após cobrança de escanteio, a bola sobrou para ele, que chutou forte e passou próximo ao travessão.
A equipe continuou pressionando, e já nos acréscimos, Caique avançou com velocidade e pegou a zaga regatiana de surpresa. Arthur Sales o acompanhou e recebeu já na grande área, que fez o seu primeiro gol pelo Esquadrão. Assim, a partida foi encerrada, com aquele gostinho de que poderíamos ir além do grupo de fases.
| RaioX
A edição de 2023 foi uma das mais desastrosas do Bahia na história da Copa do Nordeste. Em 8 partidas, o Tricolor perdeu 3, empatou 3 e venceu 2. Sendo assim, fechou a competição na sexta colocação, com 9 pontos e eliminado no grupo de fases.
O mais irritante é que o Bahia deixou a classificação escapar por incompetência individual, seja na estruturação da equipe, assim como na baixa qualidade dos atletas em campo. Na rodada passada, Paiva iniciou a partida com a equipe mista, sendo que era um duelo decisivo para o avanço na competição diante de um adversário relativamente fraco, que entrou com equipe reserva. Mas mesmo assim, o Bahia conseguiu um empate, com muito sacrifício, e deu adeus à competição. Hoje (22) enfrentou o CRB somente para cumprimento de tabela e entrou com muito mais garra e qualidade técnica das rodadas anteriores.
Com gols de Chavéz, Everaldo e Arthur Sales, o Bahia venceu o CRB, já classificado, por 3 a 0. Além de que, o Sergipe empatou e o Santa Cruz perdeu, com estes resultados, se o Bahia tivesse vencido a partida anterior ou até não tivesse tomado gol do Ferroviário nos acréscimos, avançaria na competição.
São tantos “ses”, que deixam os torcedores indignados com tanta falta de comprometimento de toda a equipe. Uma campanha vexatória, que eu não lembro de ter presenciado há anos, com uma rodada de antecedência e muitas falhas a serem corrigidas até o início do Brasileirão.
| Próxima partida
No domingo (26), o Esquadrão enfrentará o Jacuipense às 16h, no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe. O duelo será a primeira partida da grande final do Baianão.
#AdeusLampions #CopadoNordeste #BBMP
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo