Vasco vai para o tudo ou nada contra o Flamengo
Neste domingo (19), o Vasco da Gama enfrenta o Flamengo, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca, às 18h, no Maracanã.
O Gigante da Colina vem de uma semana dura. Na segunda-feira (13), perdeu o jogo de ida por 3 a 2, e na quinta-feira (16), perdeu para o ABC e foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, que era um dos objetivos da equipe Cruz-maltina na temporada.
Agora, o time tem apenas o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro. Por isso, é obrigação tentar de todas as formas a classificação para a final do estadual, e ficar pelo menos na zona de classificação para a Libertadores da América.
No jogo contra o Flamengo, a equipe tem a vantagem do mando de campo, e nesse jogo o apoio do seu torcedor será crucial. O time foi eliminado para o ABC de forma vexatória, nos pênaltis e jogando muito mal. É necessário tirar forças da sua torcida para conseguir essa classificação, já que o time vem abalado psicologicamente depois dessa semana de decepções. Além de ter jogado em intervalos muito curtos de um jogo para o outro, então teve pouco tempo para a preparação desse jogo, consequentemente o desgaste físico estará presente em seus jogadores titulares.
Porém, nada é impossível. O time do Vasco, apesar do jogo irreconhecível contra o ABC, vinha em uma crescente. Tinha vencido dois clássicos e tinha mostrado uma evolução com o seu treinador. No entanto, na segunda (13), no jogo contra o próprio Flamengo, o time mostrou coisas que não vinha mostrando na temporada.
Os erros graves na defesa que resultaram nos gols do Flamengo, a falta de atenção e criatividade no ataque, são algumas das questões enfrentadas pelo Gigante da Colina desde o jogo de ida.
Esses fatores são consequências de diversas razões, no entanto, uma que é visível, é a saída de Rodrigo do time titular para a entrada do Andrey.
Barbieri fala que é uma opção dele colocar Andrey de primeiro volante, ele acha que o jogador rende nessa posição, mas até o momento a gente não vê o garoto rendendo nada. Enquanto isso, Rodrigo, que era um dos destaques do Vasco na temporada, é tirado do time titular sem qualquer explicação lógica. Dito isso, é necessário o técnico do Cruz-maltino rever isso, pois está afetando diretamente a equipe.
É preciso nesse jogo ter tudo que o Vasco não teve essa semana: tentar jogadas criativas para tentar furar uma defesa bem postada do Flamengo, se defender bem e entrar concentrado em busca do objetivo, que é a classificação para a final do Carioca.
No clássico, no entanto, Barbieri deve mandar para campo a mesma equipe que jogou contra o ABC: Léo Jardim, Puma, Capasso, Léo, Lucas Piton; Andrey Santos, Jair, Marlon Gomes; Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul.
O treinador Maurício Barbieri não deve contar com Riquelme, Gabriel Dias e De Lucca para essa partida.
Por Cecília Batalha
Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo