Com atuação de gala, Arsenal derrota o Fulham fora de casa e se mantém firme no topo do campeonato
Dominante e avassalador, foi esta a atuação do Arsenal neste domingo (12), contra o Fulham. Os Gunners venceram seu rival londrino pelo placar de 3×0, com gols de Magalhães, Martinelli e Odegaard e 3 assistências de Trossard.
Bem antes da partida começar, os torcedores do canhão londrino receberam uma ótima notícia que encheu as esperanças para o confronto. Trossard, Odegaard e Jesus tinham boas chances de serem relacionados e de fato isso se concretizou!
Trossard e Odegaard apareceram na equipe titular. Gabriel Jesus, que não vinha sendo relacionado desde o duelo de 12 de novembro de 2022 contra o Wolves, voltou para o banco de reservas após lesão. O time que iniciou o confronto foi: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko; Odegaard, Partey, Xhaka; Saka, Martinelli e Trossard.
O Fulham também teve surpresas em sua escalação. Willian, que era nome certo no ataque do time londrino, ficou fora após uma contusão. Marco Silva decidiu apostar nesta escalação: Leno; Tete, Adarabioyo, Ream, Robinson; Reed, Lukic, Cordova-Reid, Andreas, Solomon e Mitrovic.
O primeiro tempo lembrou as partidas do Arsenal antes da parada para a Copa do Mundo. Um grande jogo coletivo e sem espaços para o adversário crescer. Nos minutos iniciais, o Fulham pressionou bastante a saída de bola dos Gunners, mas não durou muito tempo.
O time vermelho de Londres abriu o placar aos 17 minutos, mas o gol foi anulado pelo VAR após apontar impedimento de Martinelli. O lance só mostrou que os Gunners não demorariam para marcar um gol válido.
Em cobrança de escanteio, Trossard cruzou para dentro da área e Magalhães, livre, marcou de cabeça o primeiro gol dos Gunners aos 21 minutos. Parecia que os jogadores queriam marcar gol de cabeça, pois 5 minutos depois, Trossard cruzou a bola dentro da área e Martinelli, subiu mais que todos e balançou as redes também de cabeça.
Quem achava que o Arsenal ia tirar o pé, estava redondamente enganado… os Gunners continuaram em cima e perderam várias chances de gols para aumentar o placar. Foi lance de Saliba, Martinelli de novo, Xhaka, Odegaard… mas uma hora, a redonda ia para o alvo!
Chute atrás de chute, o Fulham nem sequer assustava a defesa de Arsenal e depois tantas tentativas, enfim a recompensa… novamente cruzamento de Trossard, a bola caiu nos pés de Odegaard, que ajeitou dentro da área e acertou em cheio o gol nos acréscimos. Uma aula de futebol no primeiro tempo e que poderia ter terminado com um placar ainda maior!
Foto: StuartMacFarlane (arsenal.com)
Leandro Trossard se tornou o primeiro jogador da história da Premier League a fazer um hat-trick de assistências no primeiro tempo, atuando fora de casa. Também é o terceiro jogador do time com mais assistências, atrás apenas de Bukayo Saka com 9 e Odegaard com 6. O belga que chegou somente em Janeiro, vem se mostrando como uma das melhores contratações da janela de inverno.
No segundo tempo, os Gunners controlaram o jogo e passaram o maior tempo com a posse de bola. Fulham tentou apostar na jogada aérea e até teve uma bola que bateu na trave, mas não chegou a dificultar a vida de Ramsdale. O ponto alto foi a volta de Gabriel Jesus. Aos 77’ o camisa 9 entrou no lugar de Trossard para a euforia da torcida.
O brasileiro terá um papel muito importante na reta final da temporada e sem dúvidas agregará muito à equipe. Jesus teve chance de marcar logo em sua reestreia, mas Leno defendeu seu chute. O placar se manteve o mesmo e o Arsenal conseguiu a sua quinta vitória consecutiva no torneio.
Foi a partida mais convincente do canhão londrino desde a volta do campeonato. Um futebol de encher os olhos com o controle da partida durante os 90 minutos. O Fulham é um adversário difícil e já aprontou para vários times do Big Six no campeonato, mas os jovens do Arsenal não se intimidaram em campo e a partida acabou ficando fácil.
Como grande parte do time foi bem em campo, é complicado destacar alguns jogadores. Mas Trossard com suas 3 assistências, Magalhães com seu gol e solidez na defesa e Partey doutrinando o meio campo foram os principais responsáveis por este placar.
O Arsenal é uma das duas equipes nas cinco principais ligas europeias a ter TRÊS jogadores com mais de 10 gols nesta temporada, a outra é o PSG. Martinelli, Saka e Odegaard são os responsáveis por este feito nos Gunners.
Mikel Arteta chegou a 100 vitórias no comando do Arsenal e comentou em coletiva de imprensa a importância do resultado:
“Estou muito feliz. É um lugar muito difícil para enfrentar, um time bem organizado. Acho que dominamos o jogo, criamos muitas chances, mantivemos o placar e sem sofrer gols – o que foi muito importante. E ganhamos o jogo de forma convincente, então estou muito feliz.”
Com este resultado, o canhão de Londres chegou a marca de 66 pontos e manteve a distância de 5 pontos para o Manchester City. O Fulham permaneceu em 8 lugar e desperdiçou a chance de entrar no “bolo” por uma vaga europeia.
A próxima partida do Arsenal é quinta-feira (16), onde encara o Sporting em casa, pelo jogo da volta das oitavas de final da Europa League.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.