TOCA NO MARTINELLI QUE É GOL!


Arsenal goleia em casa o Everton e se mantém líder do campeonato

Foto: StuartMacFarlane (arsenal.com)



O fantasma de enfrentar o Everton e Sean Dyche foram finalmente afastados! Nesta quarta-feira (1), o Arsenal venceu o Everton pelo placar de 4×0 no Emirates Stadium. A partida atrasada foi válida pela 7ª rodada do campeonato. Os gols foram de Gabriel Martinelli (2x), Bukayo Saka e Martin Odegaard.

O Arsenal não teve surpresas na sua escalação e repetiu o mesmo time que ganhou do Leicester na última rodada. Em campo tivemos Ramsdale, Zinchenko, Saliba, Magalhães, White, Jorginho, Xhaka, Odegaard, Saka, Martinelli e Trossard. O Everton levou Pickford, Coleman, Keane, Tarkowski, Mykolenko, Gueye, Onana, Doucouré, Iwobi, Mcneil e Maupay.

O primeiro tempo dos Gunners lembrou o último confronto contra o próprio Everton no início de Fevereiro. O receio de tropeçar mais uma vez contra um time claramente inferior causava calafrios em qualquer torcedor. Os jogadores encararam uma equipe fechada e um meio campo muito forte na marcação. Nos 30 minutos iniciais, o Arsenal não chegou a criar chances e muito menos infiltrar na defesa adversária. Jorginho, Xhaka e Odegaard apagados contribuíram para o desempenho ruim.

O time estava engessado, já que Arteta prefere deixar os jogadores na sua posição de origem e levar a bola até eles, não tendo muita movimentação e mudanças de posicionamento. Por um lado, esse estilo de jogo abre o adversário se o próprio jogar marcando individualmente; mas não era o caso do Everton, que estava fechado com 3 volantes no meio. Isso mudou nos minutos finais do primeiro tempo com Martinelli e Zinchenko. Após instruções de Arteta, que precisou arranjar uma forma de infiltrar a defesa rival, ambos saíram de suas posições, começaram a se movimentar e foram para o lado direito do campo para confundir os jogadores do Everton. Assim, o primeiro gol do jogo surgiu.

Aos 40 minutos, Zinchenko livre deu um passe para Bukayo Saka, que dentro da área não desperdiçou a oportunidade de balançar as redes de Pickford. E não parou por aí, 5 minutos depois, Martinelli marcou o segundo gol do confronto, que foi validado após revisão do VAR. A equipe foi para o intervalo com 2×0 no placar, literalmente do inferno ao céu em 45 minutos.

O segundo tempo foi completamente o oposto do primeiro. O Everton já não estava mais fechado e os Gunners agora tinham mais espaço e liberdade para criar suas jogadas. O que se viu foi uma exibição de gala da equipe de Arteta sendo coroada com mais 2 gols. A entrada de Thomas Partey logo no início do 2 tempo contribuiu para o bom desempenho da equipe. O ganês dominou o meio campo e se impôs no confronto.

Odegaard, que estava escondido no primeiro tempo, ressurgiu no segundo e também deixou sua marca com um gol aos 71’. Para fechar o caixão, mais uma vez o brasileiro Martinelli recebeu a bola dentro da área, de Nketiah, e marcou aos 80min. No decorrer do jogo, alguns jogadores tiveram minutos em campo para tentar impressionar o treinador espanhol. Tierney, Fabio Vieira e Emile Smith Rowe, voltando de lesão, entraram nos 20 minutos finais. 

Foto: Stuart MacFarlane (arsenal.com)

A partida veio para consagrar dois nomes que são muito importantes para a trajetória do Arsenal nesta Premier League. Bukayo Saka, cria do clube, faz um enorme campeonato e é vital em todos os duelos. Neste jogo, marcou 1 gol e deixou 1 assistência. Outro nome é Gabriel Martinelli, artilheiro do time, com 3 gols nos últimos 2 jogos. O jovem voltou a brilhar na hora certa. Magalhães e Saliba também merecem elogios. A dupla de zaga foi sólida e não deixou o Everton sequer assustar. Zinchenko, é sem dúvidas, uma das principais contratações dos Gunners nesta temporada. O ucraniano tomou conta da posição e faz diferença no ataque do canhão de Londres.

Arteta comentou em coletiva de imprensa sobre o jogo e a importância da vitória:

“Estou muito feliz com o desempenho e a vitória. Não foi perfeito porque nos primeiros 20-25 minutos tivemos algumas dificuldades e consequentemente algumas frustrações. Demos algumas oportunidades para o nosso adversário correr sem criar muito. 

Depois disso, pegamos o jogo e entendemos melhor o que tínhamos que fazer. Fomos mais eficientes, recuperamos a bola logo de cara e acho que depois de marcarmos os gols em momentos cruciais, o time estava cheio de confiança e fez um grande jogo no segundo tempo.”

Com esta importante vitória, o Arsenal chega a marca de 60 pontos e se mantém em primeiro lugar no campeonato. A distância para o Manchester City, segundo colocado, aumentou em 5 pontos. O Everton permaneceu na zona de rebaixamento com apenas 21 pontos. O próximo jogo dos Gunners é neste sábado, às 12h, contra o Bournemouth, em casa.

COME ON YOU GUNNERS!

Por Juliana Yamamoto

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se