Rubro-Negro foi derrotado pelo Independiente del Valle nos pênaltis e é vice da Recopa
O Flamengo perdeu mais uma. Após perder a final da Supercopa do Brasil para o Palmeiras e ser eliminado na semifinal do Mundial de Clubes pelo Al-Hilal, o Rubro-Negro foi derrotado nos pênaltis pelo Independiente del Valle, na final da Recopa Sul-Americana, após empatar no tempo normal em 1×1. O confronto, que daria ao time carioca o bicampeonato da competição continental, aconteceu na noite desta terça-feira (28), no Maracanã.
O Rubro-Negro havia perdido o jogo de ida na casa do adversário e precisava reverter a vantagem de 1 a 0 do time equatoriano. Após insistir no zero a zero, o Fla chegou ao gol de empate no apagar das luzes, levando o duelo para a prorrogação. Após mais 30 minutos de bola rolando, o time da Gávea foi eliminado nas penalidades por 5 a 0, perdendo a terceira taça em 2023.
O time carioca abriu a cobrança de pênalti com o autor do gol de empate, mas desta vez Arrascaeta mandou na mão do goleiro, desperdiçando a primeira cobrança. Na sequência, foi um gol para cada lado. O goleiro Santos teve cinco oportunidades para defender e deixar o Flamengo vivo na competição, mas desperdiçou todas elas.
O jogo
O Flamengo fez um ótimo primeiro tempo. Foi empurrado pela torcida, dominou o adversário, criou oportunidades. Pedro marcou, mas teve o gol anulado. Thiago Maia e Ayrton Lucas quase fizeram, mas mandaram na trave. Nos acréscimos, mais duas oportunidades: Varela parou no goleiro e Thiago tirou tinta da trave.
A pressão aumentou no segundo tempo, mas o Flamengo viu as chances de gol diminuírem. Foram poucas as oportunidades, até que nos acréscimos, após levantamento de Gabigol e cruzamento de Cebolinha, Arrascaeta dominou e mandou para o fundo das redes, levando o jogo para a prorrogação.
O Flamengo acordou, foi mais criativo, criou mais chances, mas foi infeliz nas finalizações. Nas penalidades, Arrascaeta falhou. O autor do gol de empate mandou na mão do goleiro, e foi de herói a vilão. David Luiz, Cebolinha, Gerson e Gabigol marcaram, mas do outro lado, Faravelli, Hoyos, Previtali, Schunke e Landazuri também balançaram a rede do goleiro Santos, que não defendeu uma penalidade sequer, concluindo a derrocada do Flamengo por 5×4.
Foi uma noite para ficar na memória. Após mais uma vexatória derrota, os 71 mil torcedores presentes no Maracanã não perdoaram e as vaias podiam ser ouvidas por toda parte: “Vergonha, time sem vergonha”.
O próximo compromisso do Flamengo será no final de semana, contra o Vasco da Gama. O clássico, válido pela 10° rodada do Cariocão, acontece domingo (5), às 18h10, no Maracanã.
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.