Fala Nação rubro-negra,
Como sabemos, pelo quinto ano consecutivo, o Vitória não passou da primeira fase do Campeonato Baiano e com isso foi eliminado de forma precoce da competição. A não classificação foi selada após o frustante empate por 0 a 0 com o Barcelona-BA, dentro de casa, neste domingo (26).
Esse poderia ser mais um pós jogo, onde apontamos os erros dentro de campo, da diretoria, da arbitragem, do técnico e entre outros. Mas como resumir as eliminações dos últimos cinco anos em uma partida?
A verdade é que por muito tempo tratamos o estadual como “ baianinho”, afinal quem ligava para uma competição onde a premiação era abaixo do que o clube investia? Mesmo não dando importância para o certame, estar entre os DOIS melhores do torneio era obrigação. É inadmissível ver um clube do tamanho do Vitória e com toda a tradição e títulos que acumula, viver na pendenga e precisar de combinações de resultados para estar entre os quatros primeiros colocados de uma competição que chegou a disputar com o sub-23.
Apesar das eliminações precoces, o Vitória estava em uma situação confortável, uma vez que mesmo não se classificado, a vaga para a Copa do Brasil era garantida devido o ranking de clubes da CBF. Entretanto, o regulamento para 2024 foi alterado e ranking não será mais critério de participação. A Bahia será representada por 3 times, dois deles precisam ser obrigatoriamente o campeão e o vice do Baiano, restando somente uma vaga que ficou a critério da Federação Baiana decidir como será disputada. A FBF divulgou que o terceiro colocado será o herdeiro da 3° vaga. Sendo assim, o Vitória não tem vaga garantida para a competição nacional em 2024.
Para se garantir no torneio do ano que vem o Leão vai precisar conquistar um título em 2023. Para isso, tem a Copa do Nordeste, onde segue com o futuro incerto pois ainda não venceu e mais pela frente tem a Série B.
O Vitória se despediu do Baianão 2023 sob vaias da torcida, que compareceu em pequena quantidade no Barradão, levando faixas de protestos contra a diretoria e os jogadores. Com frases de “queremos jogadores e “salário em dia e futebol atrasado“.
Passado o vexame, o time concentra suas energias para o duelo decisivo contra o Iguaçu, quarta-feira (1), pela Copa do Brasil.
O teu pavilhão nós vamos erguer…
Por Talita Silva
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo