VALE A LIDERANÇA DO CAMPEONATO INGLÊS


O jogo mais esperado da Premier League acontece nesta quarta-feira entre Arsenal e Manchester City no Emirates Stadium

Foto: Stuart MacFarlane (Arsenal.com)

Após adiamentos e remarcações, finalmente o jogo que os amantes do futebol estão aguardando ansiosamente chegou! Nesta quarta-feira (15), o Arsenal recebe em casa o Manchester City, às 16h30 (horário de Brasília). A partida atrasada é válida pela 12ª rodada e terá transmissão da ESPN e Star+. O duelo vale a liderança do campeonato inglês. 

O Manchester City é “craque” em pontos corridos. Pep Guardiola já se tornou um mestre e referência na Premier League. Para competir e bater de frente com os Citizens, é preciso realizar um campeonato praticamente perfeito e não perder pontos importantes durante o caminho. Colecionador de títulos, o time azul de Manchester quer voltar ao topo do torneio inglês e tirar o Arsenal do seu caminho. A equipe vem embalada após uma vitória convincente por 3×1 contra o Aston Villa, em casa, e chega com muita moral.

Os Gunners vivem o momento mais turbulento desde o início da temporada. Após uma sequência de vitórias e resultados importantíssimos, viram o segundo colocado se aproximar na tabela depois de tropeçar em duas partidas seguidas. A derrota para o Everton fora e o empate polêmico em casa contra o Brentford deixou os torcedores com um ponto de interrogação pairando por suas cabeças. O medo e o receio de ser o início de uma derrocada é cada vez maior.

É muito difícil um time manter uma regularidade e um alto nível durante todo campeonato, ainda mais se tratando de uma das competições mais difíceis do mundo. Porém, quando está disputando contra um rival que sabe se reinventar e conquistar pontos preciosos em tantas adversidades, você não pode dar brecha para o azar. O Arsenal até o momento, possui apenas 2 derrotas e 3 empates, mas foi a quantidade suficiente para deixar o City se aproximar. O jogo é muito importante para ambas as equipes. Em caso de vitória dos Citizens, assumem a liderança. Se o Arsenal vencer, continuarão no topo e afastará um pouco a “má fase”, se é que se pode chamar assim. 

Para o duelo, Mikel Arteta terá os mesmos desfalques que vem tendo nas últimas semanas. Gabriel Jesus, Reiss Nelson, Emile Smith Rowe e Mohamed Elneny ainda estão indisponíveis. 

A dúvida é sobre a escalação do ataque no confronto. Gabriel Martinelli não tem tido destaque nos últimos jogos e ao ser substituído por Trossard na última rodada, o belga balançou as redes e com certeza deixou uma pulga atrás da orelha de Arteta. Outro nome que também pode voltar ao banco de reservas é Eddie Nketiah. Como a nova contratação dos Gunners atua tanto como ponta e centroavante, é um nome que capaz de aparecer no time titular. 

O rival City terá a ausência de Phil Foden e Stones que ainda se recuperam de uma lesão. Outra dúvida e que seria um desfalque de peso para o Sky Blues é Haaland. O noruguês saiu no intervalo do jogo contra o Aston Villa após uma forte pancada. O jogador tenta se recuperar a tempo e o City acredita que ele estará disponível para o confronto, mas ainda não há confirmação.

Foto: Stuart MacFarlane (Arsenal.com)

Desta forma, uma possível escalação do Arsenal é: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko; Xhaka, Partey; Saka, Odegaard, Gabriel Martinelli e Nketiah. Mas não fiquem surpresos se Trossard vier a ser titular.  Já o City, caso Haaland esteja disponível, deve ir a campo com: Ederson; Lewis, Rúben Dias, Laporte, Ake; De Bruyne, Rodri, Gündogan; Mahrez, Haaland e Grealish.

As duas equipes já se encontraram nesta temporada, mas foi em outro campeonato, a FA Cup, e o Manchester City se deu melhor. No Etihad, a equipe de Guardiola ganhou por um placar de 1×0 e se classificou para a próxima fase. O histórico recente também não é nada a favor do canhão de Londres. Na temporada 21/22, o Arsenal perdeu os dois jogos contra o rival.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14), Arteta comentou sobre a força do adversário e também a experiência de ter trabalhado com o Guardiola:

O que eles fizeram nos últimos seis anos, eles absolutamente merecem – em campo e na forma como jogam, como competem e como superam as dificuldades. Para nós, o desafio é chegar a esse nível e precisamos usar esse desafio e essa energia para dizer ‘é aqui que queremos estar’. Esse é o nível e estamos caminhando para isso.”

“Eu trabalhava lá, estudava muito. Foi uma experiência incrível a nível pessoal e profissional, estar com ele e toda a comissão técnica e os jogadores de alto nível. Como toda experiência, essa me tornou uma pessoa melhor, um treinador melhor com toda certeza. Você usa essas experiências para sua própria carreira.”

O City sempre foi uma pedra no sapato do Arsenal. Mas chegou o momento de acabar com os traumas do passado e sair vitorioso deste jogo. Será o encontro do mestre e seu discípulo. Guardiola x Arteta, quem se dará melhor? 

VALE FICAR DE OLHO: Zinchenko está em grande fase e é muito importante para o esquema tático dos Gunners. Oriundo do City, quem sabe não role a lei do ex? Pelo rival, Mahrez é um jogador que está balançando as redes em quase todas as partidas e incomodará bastante a defesa dos donos da casa.

COME ON YOU GUNNERS!

Por Juliana Yamamoto

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se