Saudações, torcida vascaína!
O dia está lindo hoje, não é mesmo?! Só faltava a vitória do Gigante da Colina para completar a alegria dos torcedores, e ela veio. Em Brasília, a festa estava maravilhosa, o que não surpreende, já que onde o Cruzmaltino passa, o show é garantido.
O Vasco da Gama entrou em campo para enfrentar o Nova Iguaçu, no Mané Garrincha, em partida válida pelo Campeonato Carioca, e venceu pelo placar de 2 a 0.
SOBRE O JOGO
Para a partida, o técnico Barbieri não pôde contar com Figueiredo, que ficou no Rio de Janeiro, e no seu lugar entrou Erick Marcus. No gol, o treinador decidiu estrear Léo Jardim e no meio tivemos a volta de Nenê.
Com o time laranja todo atrás, o Gigante teve dificuldades no início da partida e sofreu com alguns contra-ataques do adversário. A defesa vascaína tentava lançamentos longos que não viravam em nada. Na frente, Pec e Erick Marcus não conseguiam finalizar bem as jogadas. Além disso, o time estava todo espaçado em campo.
Nos minutos finais da primeira etapa, após vários xingamentos no pensamento, o time resolveu aparecer perto da grande área, mas sempre parava na defesa laranja. Então, já nos acréscimos, a sorte sorriu para os torcedores vascaínos. Em um cruzamento na entrada da área, Pedro Raul desviou de cabeça e Jair entrou sozinho para abrir o placar. Vasco 1 a 0.
Na segunda etapa, mesmo com um desempenho ruim nos 45 minutos iniciais, o técnico Barbieri não voltou com alterações na equipe. Porém, o papo no vestiário deve ter rendido, pelo menos para alguns jogadores. O time retornou leve, pressionando o adversário no seu campo e perdeu um caminhão de gols.
Depois dos 20′, finalmente, o técnico vascaíno mexeu na equipe. Saíram Erick e Nenê para as entradas de Alex Teixeira e Orellano. O que já estava bom ficou sensacional, principalmente com a boa atuação do cria da Colina.
Poucos minutos depois, Jair desarmou no meio e lançou para Alex Teixeira. O camisa 7 deu um corte lindo no adversário e tocou na medida para Pec. O atacante vascaíno só escorou com o pé e correu para o abraço. Vasco 2 a 0.
Perto do apito final, o adversário quis fazer graça na partida e tentou uns chutes de fora da área. Porém, agora temos goleiro e Léo Jardim não decepcionou na sua estreia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partida contra o Resende deixou os torcedores mal acostumados, e eu estou nessa lista. Óbvio que o time tem muitos problemas e não serão resolvidos da noite para o dia. Porém, era o Nova Iguaçu, e a atuação do Vasco deveria ser melhor.
A defesa foi bem em mais uma partida, apesar de não gostar do Miranda de titular. Pumita, Léo e Lucas Piton passaram segurança para os vascaínos. Pec não fez um bom jogo, mas está tão iluminado que brilhou na hora do gol. Nenê claramente estava sem ritmo e não ajudou muito.
No ataque, Erick Marcus fez 45 minutos de pura timidez e não apareceu na partida. Porém, na volta para o segundo tempo, o jovem fez boas jogadas e por pouco não balançou a rede. Pedro Raul teve participação importante no primeiro gol e tentou ajudar como pôde. Jair e Alex Teixeira foram os melhores em campo, principalmente o volante, que teve mais uma bela atuação.
Enfim, duas vitórias seguidas na competição e uma dose extra de ânimo para disputar o primeiro clássico de 2023, no próximo domingo (12), diante do Fluminense. Que vença o melhor e esse seja o Gigante da Colina.
Vamos Vasco!
Por Aniele Lacerda
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.