A Premier League retorna neste final de semana e o Arsenal visita o Everton fora de casa
Acabou o descanso dos times ingleses. O campeonato inglês está de volta para mais uma sequência de jogos. Neste sábado (4), o Arsenal encara o Everton às 9h30 (horário de Brasília) no Goodison Park. O jogo é válido pela 22ª rodada e terá transmissão da ESPN e Star+.
Os times vivem momentos completamente distintos. O Arsenal é líder e chega embalado para o confronto, após uma vitória nos acréscimos contra o rival Manchester United por 3×2. O Everton está na zona de rebaixamento, em penúltimo lugar. Vem de uma derrota pelo placar de 2×0 contra o West Ham e chega muito pressionado para o duelo.
Nesta “pausa” do campeonato inglês, os bastidores do The Toffees também foram bastante turbulentos. O antigo treinador, Frank Lampard, foi demitido após inúmeras derrotas. Durante a semana, o clube sondou vários técnicos até fechar com Sean Dyche. O inglês que já treinou o Burnley fará a sua estreia contra o Arsenal.
Para o confronto, Mikel Arteta contará com um reforço inédito e que servirá para o resto da temporada. Além de Trossard e Kiwior, o volante Jorginho, ex-Chelsea, é o mais novo jogador dos Gunners. O italiano foi anunciado no último dia da janela de transferências de inverno e será reserva de Thomas Partey. Ele também pode atuar na posição de Granit Xhaka e é uma nova arma a ser utilizada pelo treinador espanhol. O jogador está disponível para a partida e será um dos relacionados.
Falando em volantes, Thomas Partey é dúvida. O ganês sentiu as costas no jogo contra o Manchester City pela FA Cup e apesar de estar quase recuperado, ainda há incertezas sobre a sua titularidade. O restante do elenco está disponível, com exceção novamente de Gabriel Jesus, Reiss Nelson e Mohamed Elneny, ainda lesionados. O ponto positivo é que os dois primeiros já voltaram a treinar com a bola e não devem demorar muito para retornar à equipe.
Sean Dyche terá um pouco de dor de cabeça para escalar o time do Everton. Vários jogadores estão machucados. Andros Townsend, Nathan Patterson e Michael Keane estão fora do duelo. Ben Godfrey e James Garner devem voltar, porém ficarão no banco de reservas.
A possível escalação dos Gunners para a partida não deverá ter muitas surpresas. O time deve ir a campo com: Ramsdale, White, Saliba, Gabriel, Zinchenko, Xhaka, Partey, Odegaard, Saka, Martinelli e Nketiah. Já a possível escalação do rival é: Pickford; Coleman, Tarkowski, Coady, Mykolenko; Iwobi, Gueye, Onana, McNeil; Gray e Calvert-Lewin.
Mesmo com o mau momento do Everton, o rival não facilitará a vida. Podemos esperar um jogo com a identidade de Sean Dyche nos seus tempos de Burnley. Um time muito “fechado”, com marcação forte e na busca de um contra-ataque. O Arsenal enfrentou muitas dificuldades quando jogava contra o Burnley do mesmo treinador. Além da posse de bola, os jogadores precisarão ser muito criativos e apostar no jogo aéreo para infiltrar a defesa adversária e assim balançar as redes.
Foto: Stuart MacFarlane
O histórico do confronto é favorável para o canhão de Londres. As equipes já se encontraram em 218 oportunidades e o Arsenal saiu vencedor em 108 jogos. A diferença de elenco e o futebol que ambos times vem apresentando no decorrer do campeonato pode influenciar na partida. Mas é bom ficar de olho em Sean Dyche, ele adora aprontar contra times do Big Six.
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (3), Arteta comentou sobre a chegada de Dyche no Everton:
“Eles tentaram encontrar o treinador certo para as circunstâncias em que o clube se encontra. O que Sean e a comissão técnica fizeram com o Burnley fala por si só. Com os recursos limitados que tinham, conseguiram resultados incríveis de forma muito consistente neste campeonato muito difícil. Gosto muito da presença e da clareza que ele traz para sua equipe. Depois de amanhã, ele será uma ótima opção para o Everton.”
VALE FICAR DE OLHO
Jorginho, nova contratação dos Gunners, pode entrar no decorrer da partida ou até mesmo ser titular caso Partey ainda não esteja apto. Já no rival, Calvert-Lewin é um dos principais nomes do ataque do Everton e quando acionado é capaz de levar perigo na defesa adversária.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.