Bahia vence em casa e assume liderança do baiano
A partida foi válida pela 3ª rodada do Campeonato Baiano de 2023. O Tricolor enfrentou o Atlético de Alagoinhas, atual campeão estadual (BA), na Itaipava Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira (18), e venceu pelo placar de 2×1.
Apesar de ser o 3º jogo do Esquadrão no ano e seu 2º em casa, essa partida foi a primeira do Bahia na Arena Fonte Nova, o estádio xodó do clube e sua torcida. Logo, o misto de emoção foi contagiante da arquibancada para o campo e vice-versa, a expectativa era grande. A partida começou com o Bahia embalado por seu torcedor e pressionando o Carcará que se defendia bem.
O Tricolor jogava rápido e apresentou um jogo tático cadenciado com passes mais precisos rolando a bola de pé em pé, desde seu goleiro até os atacantes. Já o Atlético mantinha suas linhas defensivas bem definidas e marcava bem os donos da casa, na tentativa de desarmar seu adversário que o pressionava desconstruindo jogadas para tentar sair contra-atacando.
Pela velocidade que o Bahia trabalhava a redonda e chegava ofensivamente com passes mais precisos, parecia que a partida acabaria em goleada, mas o placar acabou mais enxuto. O primeiro gol do esquadrão foi anulado por impedimento (5’), o centroavante Goulart foi rápido ao pegar o rebote de uma defesa do goleiro do Carcará, mas o atacante estava milimetricamente um pouco à frente e o tento foi anulado.
O primeiro tento saiu aos 11 da primeira etapa, um belo gol de Biel, Bahia 1X0 Atlético de Alagoinhas. O atacante foi feliz ao concluir em um lance que poderia culminar em uma penalidade, já que ele foi derrubado e chutou de voleio já caindo ao chão.
O jogo seguiu com esse cenário de ataque e defesa, o tempo passou e mesmo pressionando, o Bahia chegava na área mas não conseguia finalizar. Até que, aos 43 minutos, em uma roubada de bola no meio de campo, com um lançamento rápido para o ataque, o Carcará conseguiu chegar na área tricolor com Gustavo Custódio. Ele dominou a redonda com o pé direito e tentou mandar por cima do goleiro do Bahia, mas Marcos Felipe estava atento e defendeu. No entanto, Gustavo conseguiu o rebote e ficou sozinho de frente para o gol, mandando rasteirinho para o fundo da rede. Bahia 1X1 Atlético de Alagoinhas. Fim de primeiro tempo.
No segundo tempo, o treinador tricolor fez algumas mudanças e manteve o ritmo de ataque do Bahia, mas o gol não saia, a partida foi ficando mais morna sem muitos lances de perigo. No finalzinho do segundo tempo, o Bahia continuava atacando para voltar à frente do marcador, porém, o Carcará não se entregava e também criou alguns lances de perigo com saídas rápidas pelas pontas tentando a virada.
O sistema defensivo do Bahia soube manter o empate, até que no apagar das luzes, o juiz deu 8 minutos de acréscimo, e o 12º jogador que apoiou o time da casa desde o comecinho do jogo, entrou em campo e empurrou o time para frente, como disse o técnico do Esquadrão de Aço em entrevista coletiva.
Resende dominou de costas e virou na frente da entrada da grande área e bateu forte no cantinho esquerdo do goleiro do Atlético de Alagoinhas ainda no primeiro minuto da prorrogação. Bahia 2X1 Atlético de Alagoinhas.
Em entrevista coletiva à imprensa baiana depois do jogo, o técnico do Tricolor, Renato Paiva, comentou ter ouvido falar e visto por vídeo a torcida do Bahia na Fonte Nova e o histórico do clube em fazer gols no fim da partida e afirmou que pessoalmente a emoção foi muito grande. Além disso, apontou que o atual campeão, o Carcará, não foi fácil de ser batido por ser um time bem arrumado taticamente, valorizando ainda mais o triunfo da noite.
Com esse triunfo, o Bahia assume novamente a liderança do Baianão, agora com 9 pontos. Já o Atlético de Alagoinhas com essa derrota figura em 3º colocado, com 4 pontos, no campeonato.
PRÓXIMOS JOGOS
Pelo Baiano, o Bahia volta a campo na quarta-feira (25), em partida válida pela 4ª rodada. O Esquadrão enfrentará o Jacobinense fora de casa, às 21h30. Mas antes desse compromisso, o Tricolor fará sua estreia pela Copa do Nordeste no domingo (22), também fora de casa, contra o Sampaio Corrêa, às 19h. Já o Atlético de Alagoinhas joga também dia 25 pelo Baianão, às 19h15, em casa contra o Jacuipense.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 19/01/2022
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.
Um comentário sobre “TRÊS JOGOS, TRÊS TRIUNFOS!”
Excelente comentário. Parabéns pela matéria