Ceará segue em processo de reformulação para a temporada 2023
Saudações Alvinegras!
A temporada 2023 já iniciou para o Ceará, que segue na sua segunda semana de preparação para o primeiro campeonato do ano, o Campeonato Cearense.
A equipe Alvinegra terminou a temporada de 2022 com um aproveitamento abaixo do esperado, levando o torcedor a se questionar o que aconteceu com a equipe que saiu de uma ótima colocação, de bons resultados na Sul-Americana, até a um amargo rebaixamento.
Seriam os jogadores? Ou talvez o abandono repentino do técnico Dorival Júnior que desestruturou a equipe? Quem sabe a má escalação dos técnicos seguintes que assumiram o Time do Povo.
No fim, a maior parte da culpa veio da diretoria omissa e “despreparada”, que foi contra a realidade e a cobrança durante todo o ano do torcedor.
O Vovô encontra-se em processo de reformulação para a temporada, com muitas saídas, algumas permanências e novas contratações para todas as posições.
Até o momento são 11 contratações já apresentadas em Porangabuçu. São elas:
Meia Jean – referência no meio de campo. Passou quatro temporadas no Náutico.
Meia Arthur Rezende – Nas duas últimas temporadas, Arthur marcou 13 gols e distribuiu seis assistências, atuando pelo Vila Nova.
Zagueiro Tiago Pagnussat – Velho conhecido do clube, campeão da Copa do Nordeste 2020.
Lateral Danilo Barcelos – Jogador com bastante experiência, com passagem em vários clubes brasileiros, como Fluminense e Goiás.
Lateral William Formiga – O atleta vem do Atlético-Go, clube que garantiu o acesso à Série B 2020.
Volante Caíque Gonçalves – Vindo do Ituano, o jogador foi titular na grande parte da Série B do Brasileirão. Além de ter sido o que mais roubou bolas e que mais acertou passes na competição.
Goleiro Aguilar – defendeu o Olímpia, do Paraguai, nas últimas cinco temporadas e chega ao Alvinegro com vínculo firmado até 2023.
Atacante Chay – vem com uma boa bagagem após participar do título que levou o Cruzeiro novamente à elite do futebol.
Atacante Janderson – disputou 40 partidas pelo Grêmio, com cinco gols marcados e uma assistência concedida.
Atacante Vitor Gabriel – na última temporada, disputou 35 partidas pelo Juventude, sete como titular, e marcou três gols.
Atacante Luvannor – defendeu o Cruzeiro na última temporada, quando tornou-se campeão brasileiro da Série B. Luvannor tem longa carreira fora do país, 11 anos de experiência.
Assim como tiveram muitas chegadas, a lista de saídas é extensa. Os nomes que já deram adeus ao Vozão são: os zagueiros Nino Paraíba, Victor Luiz e Messias, os meias Fernando Sobral, Diego Rigonato, Lima e os atacantes Jô, Iury Castilho, Mendoza e Matheus Peixoto.
Já João Ricardo e Bruno Pacheco assinaram com o arquirrival, o Fortaleza, enquanto Zé Roberto e Jhon Vásquez retornaram ao seus respectivos clubes. Além disso, esta semana o goleiro Vinícius Machado comunicou sua saída do Glorioso de Porangabuçu.
Em entrevista, PC Gusmão, coordenador técnico do grupo, mostrou-se esperançoso para a temporada:
“O planejamento foi bem elaborado e está sendo muito bem cumprido. Todos os departamentos estão integrados e dando uma resposta muito positiva”.
*INFORMAÇÕES DO GE CEARÁ
Neste ano, o Ceará terá pela frente o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão. A estreia está marcada para este fim de semana, no domingo (15), contra o Guarani de Juazeiro pelo estadual.
Por Larissa Araújo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.