O Esquadrão estreou no Baianão com triunfo diante de sua torcida
A partida foi válida pela 1ª rodada do campeonato Baiano de 2023, primeiro jogo do Bahia no ano. O Tricolor enfrentou a Juazeirense em casa, no Estádio Roberto Santos, o famoso Pituaçu, nesta quarta-feira (11), em Salvador-BA, e venceu pelo placar de 3×1.
A partida começou com o Bahia apresentando um futebol cadenciado com toques de bola iniciando com seu goleiro, como um líbero, passando da defesa para o meio e pontas, na tentativa de chegar ao gol. Já a Juazeirense se defendia bem e tentava montar contra-ataques que eram frustrados pelo bom sistema defensivo dos donos da casa.
Com o passar dos primeiros minutos, o Pituaçu carinhosamente apelidado pela torcida do Bahia como “Caldeirão Tricolor”, logo ferveu. Com todos os ingressos esgotados, a expectativa de casa cheia se confirmou, as arquibancadas azul, vermelha e branca coloriram o palco para o primeiro triunfo do ano, rapidamente o estádio se transformou em um caldeirão com o torcedor do Bahia que esperava ansioso a estreia do seu clube na dita “nova fase”.
O time correspondeu e intensificou as investidas a gol, claramente ainda estava se ajustando, mas a superioridade técnica dos atletas do Esquadrão de Aço logo sobressaiu sob a equipe visitante e o Bahia marcou um gol com Jacaré, porém, o atacante estava impedido e o tento foi anulado.
O time da casa seguiu com a bola de pé em pé, o caminhar da partida era meio que estável, com o Bahia com maior posse de bola, tocando a redonda pelo campo e os visitantes segurando o resultado e subindo ao ataque quando dava. Apesar da superioridade em campo, o gol do Bahia demorou a sair, o que deixou o primeiro tempo um pouco morno sem lances de muito perigo.
O tão esperado primeiro GOL do ano só veio acontecer aos 34’ do primeiro tempo, e quem empurrou a redonda para o fundo das redes foi o atacante Ricardo Goulart. Ele marcou após uma investida de ataque do Bahia que culminou em um lançamento da ponta esquerda para a área do adversário, a bola sobrou no segundo pau e o atacante experiente se livrou da marcação e ficou livre para marcar de “prima”, gol do Bahia. Bahia 1×0 Juazeirense.
Quem ampliou o marcador para o Bahia, com um golaço, foi o meia Rezende, aos 37’. Após a defesa do Cancão afastar um lançamento de Daniel, o jogador do Tricolor pegou a bola na entrada da grande área e mandou um balaço no cantinho. Bahia 2×0 Juazeirense.
Vale destacar que as boas apresentações dos estreantes na defesa tricolor com a dupla de zaga e principalmente com o goleiro contribuirão significativamente para a ampliação do resultado.
O time da casa começou o segundo tempo mais solto, mas mesmo assim demorou marcar mais gols, isso porque a Juazeirense não se entregou. O time do interior do estado seguiu fechando suas linhas de marcação, apesar de pressionado e se arriscando no ataque, o que dificultava um pouco o meio criativo do Bahia. Mesmo com uma apresentação inferior tática e tecnicamente, o Cancão de Fogo seguia lutando para diminuir o placar.
A partida seguiu com o mesmo cenário até que o também estreante o técnico do Bahia, Renato Paiva, fez algumas trocas em campo e movimentou mais o jogo. Com isso, o Bahia ficou mais “agitado” e buscando o terceiro gol. Depois de um lindo passe rasteiro da direita feito por Biel (também estreante), Jacaré achou a redonda e mais uma vez marcou um gol em um lance de impedimento.
O Bahia só veio ampliar o placar, aos 69’ do segundo tempo, Jacaré retribuiu a gentileza e cruzou para Biel marcar o 3º gol do Bahia. Bahia 3×0 Juazeirense. Alguns minutos depois, após um vacilo dentro da área, os donos da casa sofreram um gol. A Juazeirense conseguiu diminuir o placar e marcou com Kesley (74’). Bahia 3×1 Juazeirense. O Cancão de Fogo não desistiu e tentou chegar ao gol, algumas vezes mais, até o fim da partida, mas a bola parava nas mãos do goleiro Marcos Felipe, que fez uma boa atuação.
Dois fatos curiosos aconteceram no jogo, um deles foi a aparição de um torcedor do Vitória, maior rival estadual do Bahia, na partida, calma! A figura ilustre foi o governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O parlamentar foi prestigiar o lançamento do campeonato e falar sobre a transmissão do mesmo que está sendo feita pela TVE, a tv do estado.
O outro fato, foram as palmas do torcedor do Bahia para um jogador do time adversário (o caro leitor deve estar meio confuso, kkk), o que aconteceu foi que antes do apito final, o torcedor do Bahia ainda teve tempo de aplaudir e gritar de pé o nome de Feijão, ex-jogador do Tricolor de Aço (prata da casa) e atualmente na Juazeirense.
Com este triunfo, o Bahia estreou com 3 pontos no estadual, ficando momentaneamente como líder. Isso porque a 1ª rodada ainda não terminou. Já a Juazeirense com essa derrota figura agora em 10º lugar, com 0 pontos, segurando a lanterna do campeonato.
PRÓXIMOS JOGOS
O Bahia volta a campo no domingo (15), pelo Baianão, para jogar a partida válida pela 2ª rodada. O Esquadrão enfrentará a Jacuipense fora de casa, às 18h30. Já a Juazeirense joga antes, no sábado (14), às 18h30, em casa, contra o Barcelona/BA.
Por Suzane Pinheiro (blogmulheresemcampo)
— Salvador/BA 12/01/2022
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.