A NOVA FOTOGRAFIA DAS GURIAS COLORADAS 


Na manhã desta segunda-feira (9), as Gurias Coloradas se reapresentaram para a temporada 2023, pouco menos de um mês antes da primeira competição do ano, a Supercopa Feminina. 34 atletas estiveram presentes na sala de imprensa do Beira Rio.

Foto: Ricardo Duarte/ SC Internacional 

Para chegar até esta segunda-feira e entender a ausência de figurinhas carimbadas do elenco e o grande número de caras novas, é preciso percorrer o caminho dessas mudanças.

A temporada acabou para as Gurias Coloradas no dia 15 de novembro, quando a equipe chegou à final do Brasil Ladies Cup 2022, e ficou com o vice-campeonato no confronto contra a equipe do Flamengo. Uma partida que finalizou uma coletânea de vices que oscilaram sobre a grandiosidade de bater de frente contra o eixo no Campeonato Brasileiro A1, um vice vergonhoso no Campeonato Gaúcho contra um rival a quem lembrava o gosto de vencer e um vice que amargou uma sensação de questionamento.

Com os campeonatos encerrados, no entanto, logo o torcedor descobriu que três vices não seriam o pior da temporada: começou um verdadeiro desmanche, com saídas que foram anunciadas aos torcedores somente pelas redes sociais das próprias atletas. O elenco que chegou na sua primeira final de Brasileirão A1 e com vaga garantida à Copa Libertadores de forma inédita, foi se esvaindo enquanto o clube seguia em absoluto silêncio.

Pelo departamento de futebol feminino, o silêncio ou a ausência de informações só se quebrou quando uma “vidraça” muito confortável do comodismo foi atingida por protestos e faixas na Avenida Padre Cacique. Com críticas direcionadas e nomeadas ao Diretor de Futebol Feminino Cláudio Curra e ao gerente do departamento Leonardo Menezes, a torcida manifestou seu descontentamento e uma breve entrevista foi dada por Leonardo Menezes. Sem nomes, o dirigente afirmou o acerto com 9 reforços ao plantel.

Foto: Reprodução/Coluna Vermelha 

Até aqui, o elenco registrou 12 baixas, dentre elas mais da metade da formação que foi titular no decorrer do ano de 2022. Despediram-se do Internacional: Milene Fernandes, Gabi Simões, Ju Ferreira, Ingrid Sorriso, Isabela, Lelê, Mari Zanella, Mais Mai, Duda Sampaio, Bia Gomes, Kamile e Jullia Alves.

Dentre as saídas, o torcedor Colorado viu despedir-se do elenco a experiência e idolatria da Mulher Grenal, viu a zagueira que mais vestiu a camiseta das Gurias Coloradas e estava no clube desde a reabertura da categoria em 2027, mas também da juventude e da explosão de duas das principais promessas do futuro do futebol feminino: Duda Sampaio e Isabela.

O questionamento que fica ao torcedor, principalmente aquele que acompanha a evolução do time ao longo das temporadas, é do que vem faltando à instituição para também se tornar atrativa para as atletas ficarem? Batemos de frente com o eixo do país e principal palco da categoria, cavamos nossa vaga no pelotão da frente com trabalho, mas não tem faltado seriedade e objetivos a quem dirige a pasta no clube?

Se as saídas são uma parte que deixa muito questionamento nesta mudança, as chegadas envolvem surpresa e boas perspectivas. Foram anunciadas 9 atletas tal qual já havia sido sinalizado como número inicial de reforços pela diretoria, são elas: Mariana Ribeiro (goleira); Roberta e Àhlice Guedes (laterais); Analuyza, Marzua, Fany Gauto e Paty Llanos (meio campistas); Belén Aquino e Fabíola Sandoval (atacantes).

As chegadas são em sua maioria atletas jovens, que devem agregar além do grupo principal, podendo até competir em competições de base.

Falando de base, foram promovidas ao elenco principal crias da casa: Bianca Bik (goleira); Guta e Duda Flores (zagueiros); Manda Locatelli, Berchon e Bruna Wink (meio campistas); Alice Goedert (atacante). 

Vista como uma das, se não a melhor base de futebol feminino do país, a promoção das guriazinhas ao elenco principal traz um reforço muito grande ao plantel que disputará a Supercopa Feminina, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Campeonato Gaúcho em 2023.

Além das novas caras na foto do grupo principal, seguem no elenco 19 atletas. Com elas,  o elenco para a temporada conta com:

Goleiras: Mayara, Gabi Barbieri, Bianca Bik e Mariana Ribeiro

Zagueiras: Bruna Benites, Haas, Thamirys, Carla, Duda Flores e Guta

Laterais: Eskerdinha, Roberta, Áhlice Guedes, Agapito e Carol Gil

Meio-campistas: Zóio, Djeni, Capelinha, Amanda Locatelli, Bárbara, Berchon, Bruna Wink, Ketlin, Danny Teixeira, Analuyza, Marzia, Paty Llanos e Fany Gauto

Atacantes: Belén Aquino, Fabíola Sandoval, Mileninha, Tamara, Priscila e Alice Goedert.

Foto: Ricardo Duarte/ SC Internacional 

O primeiro compromisso do ano acontece em 05 de fevereiro, quando inicia a Supercopa Feminina 2023. Até então, a pré temporada que começa nesta terça-feira (10), terá seus primeiros exames, e testes físicos e nutricionais nos próximos dias.

Por Jéssica Salini

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se