É HORA DE ARRUMAR A CASA: LIMPEZA, CHEGADAS E PERMANÊNCIAS DO TIMÃO PARA 2023


Confira as últimas atualizações do plantel alvinegro para a temporada 2023

Quando o ano começa é clichê dizer: ano novo, vida nova… Os torcedores especulam, rezam e ficam na esperança pela chegada de uma grande contratação para a temporada.  Sendo corinthiano e fincando os pés no chão, o que esperamos é um time mais competitivo, com boas peças de recomposição e claro, com as saídas das “velhas tiriças”. A boa notícia até aqui, é que pelo menos de alguns “pés de rato”, nós já nos livramos. Amém.

ENTRE SAÍDAS, EMPRÉSTIMOS E DISPENSAS

Entre saídas, idas e permanências, a Fiel comemora o exorcismo de Robson Bambu. O zagueiro, que mais errou e deu dor de cabeça ao torcedor do que qualquer outra coisa, pela honra e glória do Senhor Jesus, não é mais nosso problema. Com o fim do seu empréstimo, o vínculo não foi renovado e o atleta acertou sua transferência para o Vasco. Como na nossa vez ninguém avisou, não serei eu quem avisará os pobres cruz-maltinos. 

Por falar no Vasco, o clube fechou com Lucas Piton e deve encaminhar a contratação do goleiro Ivan, que retorna de empréstimo junto ao Zenit. Na negociação de Píton, o Corinthians lucrou pouco mais de 16,6 milhões por 60% dos direitos econômicos do lateral e manteve ainda 40%. Quanto ao goleiro, o Timão pede US$ 4 milhões (R$ 21,3 milhões) para negociar 80% de seu passe.

Outro que não deixará saudade é Ramiro. O volante, obviamente, também não teve seu contrato renovado e fechou com o Cruzeiro. O clube mineiro, inclusive, foi o mesmo destino de Mateus Vital. Sem conseguir se firmar no Parque São Jorge, o meia fechou contrato até 2025 com a equipe celeste e o Corinthians segue com 50% de seu passe.

O Cruzeiro bem que tentou, mas quem levou Raul Gustavo foi o Bahia City, que está com os cofres cheios pela SAF – mesmo caso do Vasco. Neste “chapéu”, o Tricolor Baiano ficará com o zagueiro por empréstimo por um ano, tendo valor fixado para a compra. Os valores não foram divulgados.

Ainda em 2022, a diretoria confirmou a permanência de Jonathan Cafu, por mais uma temporada, no Cuiabá. Será a terceira temporada no Dourado, justamente no ano em que finda seu vínculo com o Corinthians. No mesmo período foram anunciadas as idas de Mandaca para o Juventude, e de Léo Santos para a Ferroviária, também por empréstimo. Outro que será emprestado novamente é Matheus D’avó. O jovem atuou no ano passado pelo Bahia e deve se juntar em 2023 ao Cruzeiro. 

O Cuiabá é também o destino de Matheus Alexandre, atleta que sequer estreou pelo Corinthians  – vai entender, né? O lateral ainda teria um ano de contrato, mas acertou por três temporadas com o time do Centro-Oeste. Everaldo, por sua vez, deve ser vendido ao América-MG onde atua por empréstimo.

Sem conseguir se firmar, Xavier puxou a barca dos atletas sem renovação e não ficará em 2023. Também sem regularidade no Timão, Bruno Melo encerrou seu contrato de empréstimo e graças a Deus, se transferiu para o Goiás. Bem menos badalados, Danilo Avelar, Fessin, Matheus Matias e Thiaguinho, que vinham arrastando seus contratos, não tiveram os vínculos renovados. Verdade seja dita, não farão falta alguma.

Agora resta à diretoria resolver o caso de sua maior dor de cabeça: Luan. O atleta não faz parte dos planos de Fernando Lázaro e, ao que parece, de treinador nenhum. Com breve passagem pelo Santos, Luan logo foi devolvido e segue aguardando propostas, enquanto treina em separado.  

RENOVAÇÕES ACERTADAS

Sobre as permanências, o Corinthians convive com alguns imbróglios. O maior deles era a respeito de Maycon. O contrato de empréstimo se encerrou em 31 de dezembro e a diretoria enfrentava resistência do Shakhtar que, afundado em uma crise econômica, buscava a venda do atleta. No fim, festa da Fiel: o homem fica! O alvinegro conseguiu prorrogar o empréstimo até o fim de 2023.

Rodrigo Coca

“Vendendo o almoço para comprar a janta”, o clube está próximo de assinar contrato de cinco temporadas com Yuri Alberto. O camisa 9 do Corinthians será fatiado entre seu empresário, André Cury (10%), o alvinegro (50%) e o Zenit (30%). Os outros 10% seguirão com o próprio Yuri. Para fechar a conta, o Corinthians cederá as promessas Robert Renan e Du Queiroz. O caso do zagueiro, que inclusive já está na Rússia, ficou no “elas por elas”, uma vez que 50% do seu passe será vendido aos russos (o Corinthians manterá apenas 5%). Cabe destacar o empenho e a vontade do jogador em seguir no clube, o que incluiu uma diminuição de 800 mil em seu salário. Yuri caiu como uma luva no clube e nunca escondeu o desejo em permanecer.

CONTRATANTE MODESTO

No quesito contratações, o Corinthians é bem mais tímido e modesto. Até aqui, a grande contratação foi o retorno de Romero, que estava livre no mercado. Muito “parça” do Cruzeiro, o clube fechou a contratação do lateral Matheus Bidu, que atuou em Minas em 2022. O contrato é válido até 2025, por 20% do passe junto ao Guarani, com bonificações por produção. 

Rodrigo Coca

E DAÍ?

A limpeza no elenco é acertada e diminuirá a gigantesca folha salarial do clube, o que permitirá que investimentos sejam feitos, sobretudo para a permanência de atletas. Sabemos das nossas limitações financeiras, e ver a saída de atletas que mais “mamavam nas tetas” do clube, do que qualquer outra coisa é um alívio.

Fernando Lázaro, que de fato é a maior incógnita que temos no momento, já sabe com quem poderá contar, mas reforços são sempre bem-vindos. Será que teremos surpresas até a estreia no Paulistão no dia 15? Vamos aguardar!  

por Mariana Alves 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se