Em jogo marcado pela arbitragem polêmica, Arsenal para na forte defesa do Newcastle
Nesta terça-feira (03), pela 19a rodada da Premier League, o Arsenal empatou em 0x0 com o Newcastle, em casa. O primeiro colocado encarou um rival fechado e que estava disposto a segurar o placar. Mesmo com o resultado amargo, os Gunners se mantém na liderança isolada com 8 pontos de vantagem. Agora, torcem para um tropeço do Manchester City na rodada.
Mikel Arteta repetiu o time que venceu o Brighton e foi em campo da seguinte forma: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel, Tierney; Partey, Xhaka; Saka, Ødegaard, Martinelli e Nketiah. Já a escalação do The Magpies foi: Pope; Trippier, Schar, Botman e Burn; Longstaff, Bruno Guimarães e Willock; Joelinton, Almiron e Wilson.
O Arsenal partiu para cima logo nos primeiros minutos de jogo e criou algumas chances com Martin Odegaard, aos 2 minutos, e com Saka, aos 4 minutos. Os primeiros 20 minutos de partida foram de domínio completo dos Gunners, que pararam em boas defesas do goleiro Pope.
O jogo começou a esquentar com muitas faltas e um show de cartões para os dois times. Em um intervalo de 15 minutos, o árbitro Andrew Medley distribuiu 5 cartões amarelos. No último lance do 1º tempo, Newcastle teve a sua melhor chance com Joelinton, mas o chute acabou indo para fora.
No segundo tempo, o canhão londrino voltou sem substituições e com o mesmo volume de jogo do início do primeiro tempo. Entretanto, os jogadores não conseguiram mais adentrar na defesa do Newcastle e criar boas chances de gols. O rival cresceu durante a segunda metade do jogo e criou algumas oportunidades, mas não chegou a assustar o goleiro Ramsdale.
Aos 29 minutos da segunda etapa, o treinador Arteta fez a única substituição dos Gunners na partida, com a entrada do lateral-direito Takehiro Tomiyasu no lugar de Ben White.
O time do Norte de Londres ainda tentava furar a defesa adversária e permaneceu assim até o final do jogo. Aos 34 minutos, Martinelli teve uma chance de cabeça após cobrança de escanteio de Saka, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 42 minutos, talvez a maior chance da partida com Eddie Nketiah, que parou em defesa magistral de Pope com o pé esquerdo.
Além dos cartões amarelos, o lance mais polêmico da partida foi no último minuto do segundo tempo, com um possível toque de mão de Murphy na grande área, após cruzamento de Xhaka. Os jogadores do Arsenal pediram pênalti imediatamente depois do lance, porém o juiz mandou seguir. Isso gerou muita ira e revolta entre os jogadores e a comissão técnica do Arsenal. O canhão chegou a ter mais uma chance de escanteio após a polêmica, mas acabou desperdiçando.
Com o resultado amargo, ficou claro que o Arsenal necessita de reforços na janela de transferências que abriu no último domingo (01). O time, hoje, não tem peças suficientes no banco para mudar o jogo. Nomes como Mykhaylo Mudryk e João Félix que vem sendo ligados ao clube, podem ser duas boas opções para o ataque, já que Gabriel Jesus ainda está fora.
Se o time quiser continuar brigando pelo título da Premier League precisa ser eficiente nesta janela de inverno e ter novas opções no banco de reservas.
Com este empate, os Gunners chegaram a 44 pontos. O time retorna a campo para enfrentar o Oxford United, nesta segunda-feira (09), em partida válida pela Copa da Inglaterra.
COME ON YOU GUNNERS!
Por Juliana Yamamoto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.