Mais uma vez, a Croácia leva a melhor nos pênaltis e garante vaga para a semifinal da Copa do Mundo
Croácia e Brasil se enfrentaram nesta sexta-feira (9), às 12h (horário de Brasília), no Estádio da Education City, em Doha. As equipes só marcaram gols na prorrogação. A Seleção Brasileira saiu na frente com uma bela jogada de Neymar no 1ºT, mas a Croácia empatou com Petkovic no final do 2ºT e levou a disputa para os pênaltis. Os vice-campeões da Copa de 2018 venceram os Brasileiros e seguem como favoritos para esse título.
O JOGO
O treinador Zlatko Dalic começou a partida com: Livakovic, Perisic, Lovren, Kovacic, Kramaric, Modric, Brozovic, Pasalic, Sosa, Gvardiol e Juranovic.
Os croatas entraram com uma marcação alta. O Brasil, por sua vez, não conseguiu avançar e dar continuidade nos lances. Quando chegava mais próximo, parava nas mãos do goleiro. A maioria das jogadas eram feitas pela lateral-direito, porém o meio-campista Modric estava presente em todas os lances, com 37 anos, que parece 16.
O jogo foi bastante equilibrado, as duas equipes trabalhando passes de bola, mas sempre paravam no setor defensivo. Livakovic fez oito defesas perigosas, enquanto Alisson 5.
A partida terminou em 0 a 0 e, consequentemente, foi para prorrogação. Foram criadas várias jogadas ofensivas, no entanto, algumas não obtiveram sucesso.
Nos acréscimos do 1º tempo da prorrogação, Neymar recebeu a bola de Rodrygo, tabelou com Richarlison, que invadiu a área, venceu o paredão Livakovic e finalizou a jogada com um belo gol.
A Croácia sentiu o gol, mas continuou jogando com muita frieza e cautela. Voltamos para o 2º tempo com todo gás e focados no empate. E assim foi feito: aos 11’, quando Orsic puxou um contra-ataque rápido, cruzou rasteiro para Petkovic, que pegou de primeira direto para o fundo das redes. A bola desviou em Marquinhos e tirou o goleiro brasileiro da jogada.
O placar permaneceu e um clima tenso se instalou no estádio, fomos para as temidas cobranças de pênaltis. Seguindo a saga de um bom aproveitamento nas penalidades, os croatas levaram a melhor, mais uma vez. O goleiro pegou a primeira cobrança brasileira, batida por Rodrygo. Casemiro e Pedro marcaram para o Brasil; Majer, Modric e Orsic para os croatas. O zagueiro Marquinhos errou a última cobrança, garantindo a classificação dos Vatrenis para as semifinais da Copa do Mundo.
A Croácia enfrentará a Argentina, nesta terça-feira (13), às 16h, no Lusail Stadium.
#SelecaoCroacia #CopadoMundo2022 #CopaQatar
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo