Croácia e Brasil duelam por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo
Croácia e Brasil se enfrentam nesta sexta-feira (9), às 12h (horário de Brasília), no Estádio da Education City, em Doha, em partida válida pelas quartas de final, que vale uma vaga para a semifinal.
O Brasil vem de um triunfo incrível diante da Coreia do Sul, pelo placar de 4 a 1. Já a Croácia, das quatro partidas disputadas, venceu apenas uma, contra o Canadá. As demais partidas foram empates, inclusive contra o Japão, mas eliminaram o Japão, depois da atuação brilhante do goleiro Livakovic, que pegou três cobranças de pênaltis e garantiu a vaga da sua equipe nas quartas de final.
O quadrado mágico se preocupa com cansaço do jogo passado, que foi muito desgastante jogar 120 minutos (90’ do tempo regular + 30’ da prorrogação) e mais as cobranças de pênaltis. De fato, a equipe brasileira está em vantagem física, pois a partida contra a Coreia do Sul foi decidida logo no primeiro tempo, quando marcaram os quatro gols. O segundo, praticamente foi com passes de bola e administrando jogadas, nada desgastante, só para segurar o resultado.
Com isso, Dalic vem trabalhando psicologicamente com os atletas e tentando não forçar muito no treino. Deve manter a equipe com cautela, focar no setor defensivo, esperar para contra-atacar e pegar os brasileiros de surpresa para se manter viva na competição. Em entrevista coletiva da seleção da Croácia, o técnico comentou sobre a qualidade da equipe Brasileira, assumiu a superioridade do adversário, mas tem confiança que sua equipe possa surpreender o mundo, como foi feito na Copa de 2018, quando foram vice-campeões, e deixar os canarinhos para trás.
“Brasil é mais forte e é a melhor seleção do torneio. Quando você olha os jogadores, a amplitude, a qualidade, é assustador. O Brasil é favorito, eles têm confiança, uma grande atmosfera, jogadores de primeira linha. Mas acredito que podemos fazer frente a eles”.
Desfalques e reforços:
Sosa voltou a treinar após se recuperar de um vírus e está à disposição do técnico. Pode ser titular, mas diante da falta de ritmo do atleta, Dalic pode optar em colocá-lo no segundo tempo. Por enquanto, Barisic segue como favorito para a titularidade.
O meio-campista Marcelo Brozovic, que integra o “tridente” croata ao lado de Kovacic e Luka Modric, foi poupado dos treinos devido ao desgaste físico, mas não deve desfalcar os parceiros nesta partida. O lateral Josip Stanisic ainda não se recuperou de uma lesão muscular na perna direita, treinou na academia e não deve ser opção para enfrentar o Brasil.
Escalação:
Dalic deve iniciar a partida com: Livakovic, Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic, Modric, Brozovic, Kovacic, Kramaric, Livaja e Perisic.
Arbitragem:
Quem apitará a partida será o inglês Michael Oliver, auxiliado por seus conterrâneos Stuart Burt e Gary Beswick. O quarto árbitro será o argeliano Mustapha Ghorbal e o responsável pelo VAR será o holandês Pol Van Boekel.
Como tem ocorrido nas fases de mata-mata, se a partida terminar em empate, irá para a prorrogação. Se persistir no resultado, será decidida nos pênaltis. Quem se classificar, enfrentará o vencedor do confronto entre Holanda e Argentina, que jogam no mesmo dia, às 16h, no Estádio Lusail Iconic, em Lusail.
#SelecaoCroacia #Quartasdefinal #CopadoMundo2022 #CopaQatar
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo