Com show de Gonçalo Ramos para os lusitanos, os suíços deram adeus à Copa do Mundo com uma goleada que não será esquecida tão cedo
A Suíça se despediu da Copa do Catar nesta terça-feira (6), após ser derrotada por Portugal pelo placar de 6 a 1. A equipe de Murat Yakin não conseguiu segurar os portugueses e foi eliminada com uma sonora goleada. Akanji foi o autor do único gol suíço, mas que não valeu de muita coisa diante do futebol apresentado pelo adversário.
O JOGO
Talvez a Suíça esperasse que Portugal viesse a campo com um time estremecido, após o técnico adversário deixar Cristiano Ronaldo no banco por questões de bastidores. No entanto, a história não foi bem assim. Ainda nos minutos iniciais, Embolo levou perigo ao chutar de fora da área, porém, a bola desviou na marcação e foi para fora. Os minutos seguintes seguiram embolados (perdão pelo trocadilho), com as duas seleções buscando espaço para atacar.
Aos 16’, a defesa da La Nati precisou trabalhar para afastar um cruzamento perigoso de Gonçalo Ramos. No entanto, a mesma defesa não conseguiu impedir que o camisa 26 da seleção portuguesa abrisse o placar logo em seguida. Em desvantagem, a Suíça não conseguiu se impor para tentar uma reação, e passou a aceitar a pressão adversária. Somente aos 29’ é que os suíços conseguiram levar perigo novamente, Shaqiri cobrou falta da intermediária e Diogo Costa se esticou para defender.
A Suíça não assustou o suficiente, levou o segundo gol aos 32’, e daí em diante só deu Portugal. Sufocada, a La Nati buscou diminuir o prejuízo, e chegou mais uma vez na casa dos 37. Freuler cabeceou dentro da área e Dalot tirou em cima da linha. Portugal ainda teve mais uma chance aos 42 minutos, Sommer fez uma ótima defesa e impediu o terceiro gol.
Na volta do intervalo a pressão portuguesa seguiu, e os suíços levaram o terceiro gol, aos 5’. Yakin mexeu no time na esperança de reação, porém, não teve o efeito desejado e viu sua equipe sofrer o quarto gol. Akanji conseguiu descontar para a Suíça aos 12 minutos, após cobrança de escanteio. No entanto, o gol não foi o bastante para recolocar a Suíça no jogo.
Portugal seguiu pressionando, enquanto a Suíça tentava achar espaços para chegar ao segundo gol e tentar diminuir o prejuízo, porém, ele aumentou. Aos 21’, veio o quinto gol dos portugueses. La Nati criou uma oportunidade e Embolo tentou acertar uma bicicleta, mas mandou à direita do gol. Na sequência, Xhaqa cabeceou por cima do gol.
Nada é tão ruim que não possa piorar. Já nos acréscimos, Portugal ainda marcou mais um gol, dando um chocolate bem amargo aos suíços, que se despedem da Copa com uma dolorosa derrota.
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.