Portugal e Suíça mediram forças nas oitavas de final da Copa do Mundo nesta terça-feira (6), e a seleção Portuguesa venceu pelo placar elástico de 6 a 1, no estádio Lusail. Com três gols de Gonçalo Ramos, um de Pepe, um de Raphael, e outro de Rafael Leão, de Portugal, e de Akanji para a Suíça, a equipe avança para as quartas de final e enfrenta o Marrocos.
O primeiro tempo começou com superioridade de Portugal, que buscava abrir os espaços para abrir o placar. Com bastante qualidade técnica, os portugueses foram para cima e fizeram o primeiro gol aos 17 minutos. Gonçalo Ramos, substituto de Cristiano Ronaldo no jogo – que amargou o banco de reservas -, recebeu pela esquerda, dominou, girou e chutou uma bomba no canto superior do goleiro Sommer, sem chance de defesa.
Dominando a partida, a seleção Portuguesa se manteve no ataque e voltou a trazer perigo para a Suíça. Com bastante liberdade, Bruno Fernandes comandou as ações de Portugal. Aos 33 minutos, após uma cobrança de escanteio, Pepe subiu livre e cabeceou para o fundo da rede, ampliando o placar e entrando para a história ao se tornar o segundo jogador mais velho a marcar um gol em uma Copa do Mundo.
A Suíça tentou responder com um cruzamento na direita. Freuler cabeceou e Diogo Costa resvalou na bola, mas Dalot salvou na linha do gol e afastou o perigo. Com bastante dificuldade, a Suíça não conseguiu criar chances efetivas e buscar o resultado.
Os suíços tiveram dificuldade de segurar os portugueses, que ampliaram o placar. Gonçalo Ramos fez seu segundo gol na partida após uma ótima jogada de Dalot. O centroavante antecipou o zagueiro e estufou a rede. Minutos depois, foi a vez de Raphael Guerreiro: em um contra-ataque, Raphael recebeu livre na área e acertou um belo chute, para sacramentar a goleada de Portugal.
A Suíça não desistiu e conseguiu balançar a rede com Akanji. O jogador empurrou para o gol após um escanteio, fazendo o único gol deles na partida.
Já Portugal não diminuiu o ritmo e foi para cima. Gonçalo fez seu terceiro gol na partida e o quinto dos portugueses, ampliando o placar com muita classe. O atacante deu uma cavadinha após receber de João Felix.
Cristiano Ronaldo entrou na partida ovacionado pela torcida e teve algumas chances, uma delas impedida, mas passou em branco. No fim da partida, Rafael Leão recebeu, driblou o marcador e acertou um belo chute, liquidando a partida com o placar de 6 a 1.
Agora, a seleção de Portugal enfrenta o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo no próximo sábado (10), às 12h (horário de Brasília).
Por Rayane Araújo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.