SÉRVIA: O CLIMA É DE PURA TENSÃO!


Com a última chance de se classificar, a Sérvia enfrenta a Suíça

Saudações amantes do esporte e leitores que acompanham o Portal Mulheres em Campo!

Sérvia e Suíça se enfrentam nesta sexta-feira (02), pela terceira e última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O duelo, no Estádio 974, está marcado para às 16h (de Brasília).

A Sérvia tem uma única possibilidade para se classificar: vencer. Com uma derrota para o Brasil, na primeira rodada, e um empate elétrico contra Camarões no início da semana, a equipe não tem outra saída além do que sair vitorioso contra a Suíça.

Foto: InfoEsporte

MAIS QUE UM CLÁSSICO OU DERBY!

Além da grande importância esportiva, o confronto é cercado de tensão por questões que extrapolam o campo de jogo e envolvem anos de disputa territorial na Europa.

Em 2018, Xhaka e Shaqiri, que seguem na seleção Suíça, comemoraram o gol decisivo sobre os sérvios fazendo um gesto que remete à águia de duas cabeças presente na bandeira albanesa.

Os dois têm origem no Kosovo, região de maioria étnica albanesa que fez parte da Iugoslávia, Sérvia se autodeclarou um estado independente apenas em 2008, após conflitos violentos com o governo de Belgrado.

Apesar do reconhecimento da maior parte das nações do mundo e ser independente para a Fifa, a Sérvia e outros países, como o Brasil, não aceitam a criação unilateral do estado kosovar independente.

Nesse contexto, Shaqiri e Xhaka demonstraram apoio ao Kosovo ao fazer o gesto da águia de duas cabeças em 2018, lembrando a ascendência albanesa que eles têm e podem repetir alguma manifestação, apesar da multa que receberam da Fifa no último mundial.

Além da memória de quatro anos atrás, um novo fator que pode acirrar os ânimos já aconteceu no Catar.

Foi fotografada no vestiário Sérvio, após a estreia contra o Brasil, uma bandeira com o mapa de Kosovo coberto com as cores da Sérvia, sugerindo que a região ainda pertence ao governo de Belgrado. Além disso, estava escrito em albanês “sem rendição” reforçando o discurso de luta pela manutenção do território kosovar sob o poder sérvio.

FSSrbije, via twitter

TRAJETÓRIA DAS EQUIPES ATÉ AQUI

A Sérvia (21ª ranking FIFA) chegou à Copa do Mundo com uma expectativa alta, e podendo ser a segunda força do grupo, no entanto, até o momento, isso não se concretizou. Apesar do difícil jogo contra o Brasil, a equipe conseguiu fazer frente, mas foi derrotada por 2 a 0. Já na partida seguinte contra Camarões, chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas deixou a equipe africana chegar ao empate, o que deixa a seleção na obrigação de vencer a Suíça no último jogo.

Suíça chega para o confronto como a 2ª colocada do grupo, com a possibilidade de se classificar com um simples empate. Porém, a última partida dos suíços foi uma dura derrota para o Brasil, que decidiu o resultado nos 10 minutos finais. Sendo assim, o último duelo da primeira fase segue sendo imprescindível, já que uma derrota tira as chances de classificação.

FSSrbije, via twitter

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES E ARBITRAGEM

Sem desfalques, uma provável escalação da equipe de Stojković tem: Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Lukic, Maksimovic, Zivkovic e Kostic; Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic.

Pelo lado da Suíça, a provável escalação é: Kobel; Widmer, Akanji, Comert e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo.

Arbitragem: Fernando Rapallini (ARG)

Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Bonfá (ARG)

Quarto árbitro: Kevin Ortega (PER)

É vencer e torcer por uma vitória brasileira, nada mais que isso. 

Por Thayná Carvalho 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se