A Seleção Espanhola deu aula de futebol em sua estreia no Mundial e apresentou seu cartão de visitas ao aplicar uma goleada histórica de 7 a 0 para cima da Costa Rica. A La Roja fez uma exibição perfeita, no estilo tic-taca espanhol, na qual deixou todos espanhóis confiantes para a sequência da Copa do Mundo. Um placar inédito da Espanha em Copas do Mundo, que contou com a presença de sua majestade, o Rei Felipe VI.
Desde os primeiros minutos de jogo que ficou clara a postura da equipe de Luis Enrique dentro de campo. Logo aos 4 minutos da etapa inicial, Pedri lançou Dani Olmo nas costa do defensor costa-riquenho, mas o espanhol tirou demais de Navas e acabou chutando pela linha de fundo. Em seguida, o jogador do time da Catalunha fez lançamento para Asensio, que também mandou para fora. Não demorou muito para a pressão espanhola surtir efeito. Aos 11′, Dani Olmo tabelou com Gavi e recebeu um passe pelo alto na área. O jogador do RB Leipzig dominou, tocou na saída do goleiro Navas e abriu o marcador no Amman International Stadium.
O gol marcado por Dani Olmo foi o centésimo da seleção espanhola em Copas do Mundo. A La Roja tornou-se a sexta equipe a conseguir o feito, juntando-se a Brasil (229), Alemanha (227), Argentina (138), Itália (128) e França (124).
Sem o adversário conseguir demonstrar nenhum tipo de reação na partida, a Espanha continuou dominando o jogo e não demorou para ampliar o placar. Aos 21′, Jordi Alba foi acionado na esquerda e cruzou rasteiro na área. Marco Asensio livre de marcação finalizou para vencer o goleiro da Costa Rica. Aos 29′, o árbitro assinalou pênalti para a Espanha, Jordi Alba foi derrubado na área por Duarte. Ferrán Torres bateu com perfeição para aumentar a vantagem da La Roja.
Na etapa complementar, a Seleção Espanhola voltou com a mesma empolgação e não tardou para sair o quarto gol. Aos 9 minutos da etapa final, Gavi fez jogada individual pela direita, tocou para Ferrán Torres, que chegava por trás. Calvo chegou para cortar, mas mesmo desajeitado, o atacante conseguiu finalizar para marcar seu segundo gol na partida, o quarto dos comandos de Luis Enrique.
Jogando fino, o técnico espanhol promoveu algumas alterações, mas a intensidade continuou. O goleiro Unai Simón seguia como um mero expectador, já que a Costa Rica não incomodou em nenhum momento.
Aos 29′, Morata, que tinha entrado há pouco, foi lançado em velocidade e saiu cara a cara com Keylor Navas, mas não conseguiu finalizar para o gol. O jogador da Juventus, então, segurou a bola e cruzou para Gavi na estrada da área. O jogador do Barcelona chutou de primeira para marcar um golaço. Com o gol, Gavi se tornou o jogador mais jovem a marcar em Copas do Mundo desde o rei Pelé.
E ainda cabia mais: aos 45′, Nico Williams dominou na direita, cruzou na área e Navas deu rebote. Soler livre de marcação apareceu vindo por trás para fazer o sexto gol da Espanha. Nos minutos finais, veio o último golpe de misericórdia. Morata finalmente deixou o dele e fechou a goleada: 7×0.
Na próxima rodada do grupo E, a Espanha enfrentará a Alemanha, que estreou com derrota. O encontro está marcado para o próximo domingo (27), às 16h (horário de Brasília).
Por: Rosileide Ribeiro, setorista da Espanha no Portal Mulheres em Campo
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.