A Seleção Canadense de Futebol Masculino retorna à Copa do Mundo depois de 36 anos e faz sua estreia nesta quarta-feira (23), contra a Bélgica, no Ahmad Bin Ali Estádio. Os Reds se classificaram para o Mundial pela segunda vez, sendo líder da Concacaf, e a primeira participação foi em 1986, no México.
Nas eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA, o Canadá chegou a 14 vitórias, quatro empates e teve apenas duas derrotas em três rodadas, tornando-se a primeira seleção da região a se classificar para o Catar com uma vitória em casa por 4 a 0, em Toronto.
Os canadenses jogarão pelo grupo F, junto com a adversária, Bélgica, Marrocos e Croácia. Apesar de ser um grupo equilibrado, o Canadá entra para surpreender e, nesta primeira partida, os 26 comandados de John Herdman querem continuar fazendo história com a camisa vermelha.
Antes da estreia no Catar, os Reds venceram um amistoso contra o Japão, por 2 a 1, no estádio Al Maktoum Stadium, em Dubai, com gols de Steven Vitória e Lucas Cavallini. A delegação canadense desembarcou no país árabe no domingo e realizou seus treinos na cidade de Doha. Steven Vitoria comentou sobre a expectativa para a participação no torneio. “Estamos animados por termos conseguido algo tão grande mundialmente, mas, só para deixar claro, não viemos apenas para participar. Estamos aqui e vamos fazer nosso melhor trabalho”, afirmou.
Apesar disso, os canadenses ainda estão preocupados com sua principal estrela em campo. O lateral Alphonso Davies, jogador do Bayern de Munique, está se recuperando de uma lesão na coxa direita, mas não deve ser um problema para a estreia. “Estou bem. Estou pronto”, disse Davies já na concentração canadense.
O Canadá deve entrar em campo com: Borjan, Johnston, Vitoria, Miller e Adekugbe, Piette, Hutchinson, Buchanan, Hoilett, Larin e David.
Por Rayssa Rocha
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.